Paz, Adriana AparecidaRodrigues, Nicole Hertzog2023-05-312023-10-092023-05-312023-10-092023https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2100Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: Estudos sobre lesão por pressão apontam a premência de propostas de ações educativas para enfermeiros. Objetivo: Construir um curso de formação profissional para o aprimoramento das competências dos enfermeiros na elaboração do processo de enfermagem e registros eletrônicos do paciente em risco e/ou com lesão por pressão (LP). Materiais e Métodos: Estudo metodológico constituído por três fases do modelo ADDIE: análise, desenho e desenvolvimento. Na fase 1, realizaram-se uma revisão integrativa e estudo transversal para análise da demanda do curso com enfermeiros assistenciais. Na fase 2, elaborou-se o desenho pedagógico do curso com planos de ação pedagógica (PAP). Já na fase 3, criaram-se os storyboards, e o Comitê de Especialistas validou os PAP e storyboards do curso. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº 5.040.968/2021 e 5.186.245/2021). Resultados da produção intelectual e técnica: A produção intelectual resultou em quatro artigos científicos, sendo um publicado e três em processo de submissão às revistas. A produção técnica configurou-se em 17 produtos técnicos, sendo o principal produto o material didático do curso de formação profissional sustentado por 16 subprodutos na modalidade de materiais pedagógicos e didáticos: três PAP; seis storyboards; seis recursos educativos em formato de vídeo; e uma playlist na plataforma YouTube. Estes produtos podem ser consumidos, utilizados e reutilizados independentemente do curso, conforme a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Os PAP e storyboards foram avaliados por dois Comitê de Especialistas, em tempo distinto, a fim de alcançar a proporção do índice de validade de conteúdo de 0,69 versus 0,92 (p<0,001). Conclusão: O curso foi avaliado por especialistas e apresenta qualidade técnico-científico e especializada para a oferta online aos enfermeiros. O impacto potencial do curso é a produção do conhecimento e do aprimoramento das competências do enfermeiro no cuidado ao paciente em risco e/ou com LP. Produto técnico: 10 – Curso de formação profissional.pt-BRAcesso Aberto Após Período de EmbargoProcesso de EnfermagemLesão por PressãoEducação Continuada em EnfermagemAvaliação em EnfermagemEnfermagem[en] Nursing Process[en] Pressure Ulcer[en] Education, Nursing, Continuing[en] Nursing Assessment[en] NursingCurso de formação profissional sobre o processo de enfermagem ao paciente com lesão por pressãoDissertação