Oliveira Júnior, Alcyr Alves deMachado, Fabiana Rita Camara2016-10-252023-10-092016-10-252023-10-092014https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/426Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.A paralisia cerebral (PC) é resultante de encefalopatia não progressiva que afeta o sistema nervoso central no período perinatal, tendo como principais características alterações do tônus, da postura e do movimento. Algumas dessas alterações são tratadas com base na aprendizagem de habilidades e funções motoras, bem como da consciência de movimento. O uso de programas e jogos computacionais interativos na reabilitação destes pacientes tem sido testados como alternativa terapêutica em contexto ecológico com bons resultados na reabilitação neurológica e cognitiva. Alguns estudos demonstram a eficácia desses sistemas na aplicação de tarefas para crianças com diversas encefalopatias incluindo PC. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de jogos interativos do sistema Xbox360 Kinect® sobre os prejuízos motores de crianças com paralisia cerebral (PC). Participaram do estudo 28 crianças, 15 meninos e 13 meninas, idades entre 3 e 12 anos com diagnóstico de PC, avaliadas como como nível I, II e III pelo Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). Os participantes foram encaminhados pelo Serviço de Fisiatria e Reabilitação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). As crianças tiveram suas funções motoras amplas avaliadas pela escala de Medida da Função Motora Grossa (GMFM) antes e depois de executarem dois jogos do jogo Kinect Motion Explosion® do sistema Xbox360 Kinect®. A intervenção ocorreu em um período de dois meses, perfazendo um total de 16 sessões, 2 vezes por semana, com 40 minutos de duração. Os resultados demonstraram melhora da função motora grossa com um aumento significativo nos escores finais de cada dimensão da escala GMFM (p< 0,05). Estes resultados indicam a viabilidade de jogos interativos do sistema Xbox360 Kinect® no tratamento de dificuldades motoras de crianças com PC. Ensaios clínicos adicionais são necessários para investigar o uso dos jogos interativos do sistema Xbox360 Kinect® com diferentes faixas de idade.pt-BRAcesso Aberto ImediatoParalisia CerebralReabilitaçãoKinect[en] Cerebral Palsy[en] RehabilitationUso do KINECT® na reabilitação motora de crianças com paralisia cerebralDissertação