Bonamigo, Andrea WanderDames, Jerusa dos SantosSantos, Roberta Passos dos2025-06-022025-06-022025-01-10978-65-01-41207-8https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3305E-book educacional - estruturado com um autoteste inicial que direciona a reflexão sobre as atitudes que os indivíduos expressam no transporte público. Após segue uma breve explicação sobre os desafios que crianças e adolescentes com TEA enfrentam no uso do transporte público e como as atitudes dos demais passageiros podem potencializar ainda mais essas dificuldades.Este e-book é o produto educacional que teve origem na pesquisa realizada junto ao Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A pesquisa objetivou identificar as dificuldades que crianças e adolescentes com autismo enfrentam para fazer uso do transporte público coletivo. Este estudo ouviu responsáveis por crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e o e-book foi elaborado com base nas respostas dadas pelos responsáveis quando questionados sobre as dificuldades enfrentadas. O e-book se propõe a ajudar na reflexão e na motivação de ações inclusivas dos passageiros no transporte público coletivo, em seus deslocamentos diários, ao conviverem com crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA). Apontamos a importância, a abrangência e a originalidade deste material, sendo recomendado para o público em geral independente da idade.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAcessibilidade UrbanaTranstorno do Espectro AutistaMobilidade UrbanaTransporte Coletivo[en] Urban Accessibility[en] Autism Spectrum Disorder[en] Transit-Oriented Development[en] Public TransportJuntos no caminho: por um transporte público coletivo inclusivo para crianças e adolescentes autistasE-bookAudiodescrição 31min27s Leitura 15min19p. Editora dos Autores