Bonamigo, Andréa WanderRech, Clarissa Silva2023-05-082023-10-092023-05-082023-10-092023https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2087Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: A dor lombar crônica caracteriza-se por ser uma dor que persiste por mais de 3 meses, acarretando limitação funcional e reverberando em diversos aspectos da vida dos indivíduos. É a segunda condição patogênica mais prevalente no Brasil, atingindo 80% dos brasileiros em algum momento da vida. Vislumbra-se a necessidade de produzir uma cartilha educativa que permita o manejo deste agravo por meio do autocuidado. Objetivo: Construir e validar uma cartilha como instrumento educativo de promoção de autocuidado para indivíduos com dor lombar crônica. Metodologia: Estudo qualitativo exploratório com delineamento transversal, com a coleta dos dados pela técnica de grupo focal, com 08 usuários adultos do município de Glorinha/RS, de ambos os sexos, que realizaram previamente tratamento fisioterapêutico no serviço municipal de reabilitação física. Resultados e Discussão: Conclui- se que a convivência com esta situação dolorosa crônica impacta de distintas maneiras a vida dos indivíduos, reverberando em comportamentos de evitação e medo. Portanto, desenvolver estratégias de manejo eficazes, acessíveis e que promovam o protagonismo das pessoas, estimulando uma postura ativa e corresponsável, permite ampliar as possibilidades de promoção de bem-estar físico, psíquico, social e emocional. Produto: O produto deste trabalho foi a construção de uma cartilha educativa em formato físico e digital, desenvolvida para auxiliar no manejo do quadro doloroso de pacientes com dor lombar crônica. Ela foi validada pela aparência como adequada pela totalidade dos sujeitos desta pesquisa.pt-BRAcesso Aberto ImediatoAutocuidadoDor crônicaDor lombarEducação em saúde[en] Self Care[en] Chronic Pain[en] Low Back Pain[en] Health EducationElaboração de uma cartilha como instrumento educativo para pacientes com dor lombar crônicaDissertação