Vazquez, Ana Cláudia SouzaÁvila, Gabriela Zambrano2025-11-072025-11-072024-09-19https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3417Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre.Este estudo investiga a relação entre engajamento no trabalho e burnout em professores municipais do ensino fundamental no Rio Grande do Sul, Brasil, utilizando o modelo Job Demands-Resources (JDR) como referencial teórico. O modelo JDR ajuda a compreender os fatores que contribuem tanto para o desgaste quanto para as características positivas no ambiente de trabalho. Quando as demandas superam os recursos, ocorre estresse e esgotamento; por outro lado, quando os recursos são maiores que as demandas, há um aumento no engajamento e na motivação. A pesquisa, de caráter transversal e quantitativo, foi realizada com 276 professores, utilizando instrumentos validados como o Burnout Assessment Tool (BAT-Brasil) e a Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho (UWESBrasil). Os resultados indicam que as demandas qualitativas e quantitativas, juntamente com os recursos sociais, impactam significativamente tanto o burnout quanto o engajamento no trabalho. A análise de redes confirmou a robustez do modelo JDR, destacando a correlação inversa entre burnout e engajamento. As implicações do estudo sugerem a necessidade de intervenções focadas em aumentar o engajamento e reduzir o burnout, promovendo recursos de trabalho que ofereçam proteção psicossocial. Pesquisas futuras devem considerar a avaliação de recursos laborais adicionais e comparações com outros contextos educacionais.pt-BRAcesso Aberto ImediatoEsgotamento ProfissionalEngajamento no TrabalhoProfessores EscolaresModelo JDRSaúde MentalRecursos Sociais[en] Burnout, Professional[en] Work Engagement[en] School Teachers[en] JDR Model[en] Mental Health[en] Social ResourcesBurnout e engajamento no trabalho docente: um estudo com professores municipais do RSDissertação