Reppold, Caroline TozziOliveira, Ana Luisa Silva de2016-10-112023-10-092016-10-112023-10-092013https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/217Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.A Neurociência Cognitiva é o campo de estudo que vincula o cérebro e outros aspectos do sistema nervoso ao processamento cognitivo e, por fim, ao comportamento. A relação de dois importantes construtos na neuropsicologia cognitiva foi abordada nesta pesquisa: a maturidade visomotora (MV) e as funções executivas (FEs). A MV é uma complexa função integrativa que compreende tanto a percepção como a expressão motora desta percepção, e indica que estão sujeitas a um processo de maturação neurológica. Já as FEs, consistem em um conjunto de habilidades cognitivas que, de forma articulada, permitem ao indivíduo a organização de tarefas como designar metas, avaliar a eficiência e a adequação do comportamento de acordo com as situações, abandonar estratégias impróprias em prol de outras mais eficientes ou convenientes, e, ainda, resolver problemas. Os instrumentos validados cujas características psicométricas podem ser consideradas suficientes para sua cautelosa utilização na avaliação dos construtos supracitados são, respectivamente, Teste Gestáltico Visomotor de Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas(WCST). Objetivo: Investigar a relação entre os escores dos testes B-SPG e WCST. Foram incluídas no estudo 85 crianças hígidas, de 7 a 10 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o B-SPG, o WCST, o Teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (para avaliação de critério de exclusão) e as Figuras Complexas de Rey. Os dados foram coletados em escolas públicas de Porto Alegre e analisados por meio de procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais. Para averiguação do tipo de distribuição dos dados foi realizado o Teste Kolmogorov-Smirnov. Para a análise de correlação entre os escores dos testes foi realizada a Correlação de Pearson, para dados com distribuição normal e/ou a Correlação de Spearmam para o caso anormalidade dos dados. O nível de significância adotado foi de 5%, sendo, portanto, considerados estatisticamente significativos valores de p≤0,050. Os resultados foram discutidos à luz das teorias neuropsicológicas e desenvolvimentais. Resultados:A correlação entre a medida do B-SPG e os escores totais do WCST foi negativa e significativa, sugerindo que quanto maior o estado maturacional das FEs, menor será o número de erros ou distorções das figuras no Teste de Bender. As variáveis Tipo de Cópia (p<0,001), Cópia Total (p<0,001) e Memória Total (p<0,001), que compõem o Teste de Reyapresentaram significância estatística quando correlacionadas ao escore total do B-SPG. Discussão:Os resultados foram discutidos com o intuito de estudar o desenvolvimento das habilidades visomotoras e das FEs de crianças em idade escolar e buscar evidências de relação entre os instrumentos que compuseram a bateria neuropsicológica.Conclusão:Em vista de não terem sido encontrados estudos que relacionassem os testes B-SPG e WCST para avaliação dos construtos MV e FEs, respectivamente, a presente pesquisa apresenta caráter de ineditismo e aponta para a importância de novos estudos serem realizados, com a perspectiva de ampliarem o leque a respeito desse assunto.pt-BRAcesso Aberto ImediatoMaturidade VisomotoraFunção ExecutivaNeuropsicologiaTeste de Bender-GestaltTeste de Classificação de Cartas de Wisconsin[en] Executive Function[en] Neuropsychology[en] Bender-Gestalt Test[en] Wisconsin Card Sorting TestMaturidade visomotora e funções executivas de crianças em idade escolarDissertação