Almeida, Versiéri Oliveira de2017-09-062023-10-092017-09-062023-10-092017https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/520Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.O Decreto nº 7.234 (2010), que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, estabelece ações a serem desenvolvidas pelas instituições federais de ensino superior com a finalidade de garantir acesso e permanência dos estudantes, para isso tem-se como ação prioritária a Atenção à Saúde. Assim, são responsáveis pelo desenvolvimento de práticas de promoção da saúde, e prevenção de agravos à saúde e doenças. Portanto, a saúde passa por momentos de grandes transformações, com uma crescente necessidade de educação no ambiente de trabalho. A Educação Permanente em Saúde é uma ótima ferramenta para suprir essa necessidade, mas para a sua concretização são requeridos métodos e técnicas que facilitem a adoção do conhecimento, como as utilizadas na Educação a Distância. O objetivo deste estudo foi desenvolver um curso de Educação a Distância para a educação permanente dos profissionais de saúde do Instituto Federal Farroupilha, utilizando Tecnologias Inovadoras em Saúde, para proporcionar conhecimento, atualização, aperfeiçoamento e transformação das práticas de atenção e de gestão no serviço. Trata-se de um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo, com aplicação de questionário semiestruturado e utilização da análise de conteúdo temática para apreciação dos dados. Participaram do curso 38 profissionais de saúde, e considerando o resultado obtido com a avaliação quali-quantitativa, é possível concluir que o objetivo do curso foi atingido, uma vez que o material didático em Educação a Distância foi elaborado e inserido no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, com base na metodologia da Educação Permanente em Saúde. Além disso, o material disponibilizado possibilitou o aumento do conhecimento sobre a temática e a motivação para a sua aplicação nos serviços de saúde. Por fim, podemos afirmar que o desenvolvimento e aplicação do curso foi uma prática exitosa, porque além de proporcionar e estimular o aumento do conhecimento para aprimorar a qualidade do serviço e contribuir com a permanência dos estudantes, permitiu o fortalecimento da equipe e a visualização da importância da divulgação das ações realizadas.pt-BRAcesso Aberto ImediatoEducação a DistânciaEducação ContinuadaServiços de SaúdeInstituições Acadêmicas[en] Education, Distance[en] Education, Continuing[en] Health Services[en] SchoolsTecnologias inovadoras em saúde: um curso em EaD para educação permanente dos profissionais de saúde de uma instituição de ensinoDissertação