Azambuja, Marcelo Schenk dePacheco, Kátia Cilene Ferreira2017-10-022023-10-092017-10-022023-10-092016https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/535Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.As doenças infecciosas reemergem em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No Brasil, identifica-se, atualmente, o aumento das taxas de doenças transmissíveis. Essa nova realidade gera necessidade de atualização dos profissionais para lidar com este importante problema de saúde pública. Ações educacionais através do uso de Objetos de Aprendizagem (OAs) podem contribuir para a revisão e adoção de práticas de saúde mais seguras. Os OAs são ferramentas interativas baseadas na Web que apoiam o aprendizado de conceitos específicos, incrementando, ampliando, ou guiando o processo cognitivo dos aprendizes, e, quando combinados com outros objetos, podem formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de caráter intervencionista, cujo objetivo foi disseminar o conhecimento a partir do desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem sobre vigilância e prevenção de doenças transmissíveis para profissionais da Atenção Básica, mais especificamente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades de Saúde relacionadas ao Distrito Docente Assistencial (DDA) da cidade de Porto Alegre. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por questões abertas e fechadas. Foram participantes desta pesquisa 58 ACS das Unidades Básicas de Saúde relacionadas ao DDA Zona Norte Eixo Baltazar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, da qual emergiram quatro categorias analíticas. Observou-se que a entrevista realizada no ambiente de trabalho proporcionou um momento de reflexão aos sujeitos do estudo, permitindo a identificação de necessidades educacionais relacionadas ao tema das doenças transmissíveis e Educação Permanente. A partir dessas reflexões foi possível o planejamento de um Objeto de Aprendizagem, com o intuito de suprir as necessidades apresentadas pelos ACS, visando aprimorar seu trabalho, ressignificando, assim, sua prática profissional.pt-BRAcesso Aberto ImediatoAtenção BásicaVigilância EpidemiológicaDoenças TransmissíveisEducação em SaúdeEducação a Distância[en] Primary Health Care[en] Epidemiological Monitoring[en] Communicable Diseases[en] Health Education[en] Education, DistanceA educação permanente e a produção de objeto de aprendizagem na vigilância em saúdeDissertação