Boscolo, Cibele CristinaMachado, Isadora Laurentino2023-12-222023-12-222023-11-28https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2581Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreObjetivo: Este estudo teve como objetivo verificar a ocorrência de sintomas de ansiedade e estados afetivos em crianças de uma escola especial para surdos após a pandemia do COVID-19. Métodos: Participaram do estudo 11 alunos de 10 a 15 anos de idade matriculados em uma escola para surdos do ensino fundamental. Foram excluídas crianças com alterações que pudessem impactar nos resultados. Os dados foram coletados em forma de questionário e os instrumentos utilizados foram o instrumento baseado na Escala de Avaliação de Ansiedade Infantil (SCARED) e a Escala De Afetos Positivos E Negativos Para Adolescentes (PANAS). Resultados: No que se refere ao questionário baseado na escala SCARED, os resultados não foram tão desfavoráveis. Na análise do PANAS, os afetos positivos obtiveram resultados gerais otimistas e com relação aos afetos negativos, mais da metade dos respondentes disse sentir “nada ou muito pouco”. Conclusão: Os vídeos e figuras adaptadas auxiliaram consideravelmente na aplicação dos instrumentos. Conclui-se que há um menor nível/ocorrência de humor e sentimentos desagradáveis após a pandemia do Coronavírus mas observa-se determinada ocorrência de ansiedade no aspecto comunicação e socialização pós-pandemia, principalmente no ambiente escolarpt-BRAcesso Aberto ImediatoSurdezAnsiedadeEmoçõesCOVID-19Ensino Fundamental[en] Deafness[en] Anxiety[en] Emotions[en] COVID-19[en] Education, PrimaryOcorrência de Ansiedade em Alunos Surdos do Ensino Fundamental Pós-PandemiaTrabalho de conclusão de graduação