Almeida, Alexandre do NascimentoSilva, Rafael Mello daAlmeida, Alexandre do NascimentoPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA)2024-09-062024-09-062023-12-22SILVA; Rafael Mello da; ALMEIDA, Alexandre do Nascimento. A Pele Negra que Ocupa - Produto Técnico Educacional: Versão Condensada. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde/Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, 2023. 17p.https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2937Produto técnico educacional elaborado para promover ações em ensino na saúde sobre a interseccionalidade gênero e raça na vida de pessoas negras LGBTQIA+ que residem em ocupações urbanas.Este volume tem o objetivo de oferecer uma visão geral do produto técnico educacional, elaborado sob a forma de livro científico vinculado à Dissertação de Mestrado intitulada “Necessidades em saúde da População Negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A fim de preservar o caráter inédito do texto a ser submetido à editora para publicação do produto em forma de livro, apresenta-se aqui uma versão condensada do material didático e/ou instrucional elaborado a partir da pesquisa desenvolvida. Espera-se que, após a publicação do livro, este produto técnico educacional possa ser utilizado para fins de ações de ensino na saúde que promovam a conscientização sobre a interseccionalidade gênero e raça que perpassa a vida de pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais não normativas) que vivem em ocupações urbanas. Embora sejam encontrados estudos recentes sobre a população residente em ocupações, ainda é notória a escassez de estudos que percebem as vulnerabilidades às quais pessoas negras LGBTQIA+ vivenciam nesse contexto devido ao entrecruzamento de dois aspectos cruciais de suas identidades: gênero e raça. Considerando essa escassez na literatura científica atual, o desenvolvimento do livro científico intitulado “A Pele Negra que Ocupa: Um relato sobre resistência, ocupação e saúde da população negra LGBTQIA+” apresenta potencial para promover a reflexão sobre a necessidade de ações e políticas efetivas que deem visibilidade à população negra LGBTQIA+ na luta por seu direito de existência, em especial pelo direito à moradia. Este volume propicia uma visão geral do livro desenvolvido como produto técnico educacional.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGêneroRaçaSexualidadeOcupação urbanaInterseccionalidadeA Pele Negra que Ocupa - Produto Técnico Educacional: Versão CondensadaTexto