Caballero, Raphael Maciel da SilvaZubricki, Patrícia2023-08-312023-08-312022https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2236Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Gestão em Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Os profissionais gestores em saúde são os principais responsáveis pela liderança das equipes de trabalho na instituição de saúde e necessitam, assim, do desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais. O presente artigo tem como objetivo identificar os principais componentes de conhecimentos, habilidades e atitudes para o desenvolvimento da competência de resolução de conflitos interpessoais, na perspectiva de gestores de instituições hospitalares. Como procedimento metodológico, a abordagem do estudo é qualitativa e exploratória e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado com os profissionais de enfermagem que ocupam cargos de gestão da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre que é uma instituição de grande porte assistencial, além de possuir uma estrutura organizacional de gestão mais complexa. Após a realização dos questionários, as respostas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Como resultados, as competências que mais apareceram nos discursos foram: liderança – vinculada com liderança inclusiva e participativa, poder de negociação, habilidades técnicas, análise da situação e gestão de pessoas; comunicação – atrelada com comunicação efetiva, escuta ativa e feedback; e resiliência – relacionada com empatia, paciência, aprender com o conflito e mediação. Como conclusão, observou se que os participantes não têm clareza do conceito de competência já que trouxeram de maneira não categorizada os eixos de conhecimentos, habilidades e atitudes.pt-BRAcesso Aberto Após Período de EmbargoCompetências profissionaisResolução de conflitosGestão em SaúdeGestão hospitalar[en] Professional Competence[en] Negotiating[en] Health Management[en] Hospital AdministrationAnálise de competências profissionais para resolução de conflitos: uma perspectiva de gestores hospitalaresTrabalho de conclusão de graduação