El Beitune, PatríciaJacó, Guilhermina Modesto2025-01-292025-01-292022https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3197Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: A doença cardíaca congênita (DCC) é a malformação fetal mais comum, com uma incidência estimada de 4 a 13 por mil nascidos vivos. Apesar das observações de que a maioria dos recém-nascidos com cardiopatia congênita (CC) nasce de mulheres sem qualquer fator de risco previamente reconhecido, apenas gestantes consideradas de risco superior a 2% para gerar filhos com alteração cardíaca são encaminhadas para realização de ecocardiografia fetal. Objetivo: propor uma nova estratégia educacional que possa melhorar o rastreamento de cardiopatias congênitas no período pré-natal em locais em que restrições de custo são obstáculos para aquisição de novas tecnologias, avaliando o potencial de melhoria e acurácia do rastreamento cardiológico fetal realizado por médicos pré-natalistas, não especialistas em imagem do coração fetal. Material e métodos: Estudo de teste diagnóstico, com 239 avaliações do coração fetal, normal e alterado, avaliados em dois momentos, prévio e após o treinamento em exames normais e com cardiopatia fetal, com a respectiva classificação de acerto (verdadeiro-positivo ou verdadeiro negativo), ou erro (falso positivo ou falso negativo) por médicos residentes em ginecologia e obstetrícia, que realizam o pré-natal, não especialistas em ecocardiografia fetal. Houve o cegamento da identificação dos respondedores aos pesquisadores bem como do desempenho nominal individual obtido. Considerou-se significativo p < 0,05. Resultados: Identifica-se melhora significativa da acurácia diagnóstica após o treinamento em avaliação de exames do coração fetal (p<0,05). Essa melhora da acurácia se obteve especialmente pelo incremento da sensibilidade 8 diagnóstica, demonstrando-se redução da taxa de resultados falso negativos após o treinamento (14,1% vs. 3,9%; p=0,021). Conclusão: Este estudo demonstra potencial para sua aplicação na prática clínica, visto a identificação de melhoria da acurácia de identificação de imagens de cardiopatia fetal, em locais onde o custo para inclusão de novas tecnologias ainda é um impeditivo para sua implantação. A inclusão do prénatalista de forma a capacitá-lo para avaliar as imagens e seu potencial de interlocução junto ao ecografista geral de forma a encorajar este parceiro na aquisição de cortes ideais de avaliação do coração fetal é uma alternativa educacional promissora na melhora da acurácia da identificação de cardiopatia fetal.pt-BRAcesso Aberto ImediatoCardiopatia fetalEducação médicaSaúde pública[en] Cardiac heart disease[en] Medical education[en] Public healthEstratégias Educacionais para Melhorar o Rastreamento de Cardiopatias Congênitas no Período Do Pré-natalDissertação