Ribas, Letícia PachecoFaria, Camila Botura de2023-12-222023-12-222022-10-24https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2574Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreObjetivo: Investigar evidências de validade de construto para um Instrumento de Avaliação Fonológica para o Português Brasileiro, baseadas nos dados de diagnóstico gerados por sua própria aplicação a partir da análise contrastiva e do grau de severidade de fala. Método: A amostra foi composta por dados de 176 crianças, com idades entre cinco até nove anos. Foram avaliadas pelo Instrumento de Avaliação Fonológica e classificadas em com transtorno fonológico ou em desenvolvimento fonológico típico, comparando tais resultados aos critérios para o transtorno no DSM5. A busca por evidências da validade de construto contou com a concordância entre os dois métodos de avaliação, aplicando o Coeficiente Kappa. Para a diferenciação entre os grupos, utilizou-se o teste t de Student para amostras independentes. Buscou-se a investigação dos índices do instrumento pela estatística da Curva de Receiver Operating Characteristic para obter valores de área, ponto de corte, sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e negativo. Resultados: O instrumento apresentou concordância e diferenciação significativa entre as classificações. Quanto aos parâmetros de desempenho, exibe ponto de corte para diagnóstico com resultados igual ou maiores do que 96,17%, excelente valor de área sob a curva, assim como percentuais satisfatórios para as outras análises investigadas. Conclusão: O conjunto de dados encontrados indicam evidências para validade de construto do Instrumento de Avaliação Fonológica, apresentando uma contribuição útil e válida ao arsenal de avaliação clínica e de pesquisa envolvendo diagnóstico de Transtorno Fonológico e, com seu resultado de acurácia, contribuiu as propriedades de desempenho dos instrumentos utilizados na Fonoaudiologiapt-BRAcesso Aberto ImediatoEstudo de ValidaçãoValidade dos TestesTestes de linguagemTestes de Articulação da FalaFalaTranstorno FonológicoCriançaFonoaudiologia[en] Validation Study[en] Reprodutibilidade dos Testes[en] Language Tests[en] Speech Articulation Tests[en] Speech[en] Speech Sound Disorder[en] Child[en] Speech, Language and Hearing SciencesInstrumento de Avaliação Fonológica: Evidências para a validade de construtoTrabalho de conclusão de graduação