Grzybowski, Luciana SuárezSilva, Vanessa2023-01-112023-10-092023-01-112023-10-092021https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/1925Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.As vivências do Projeto de Extensão “E lá vem o bebê: conversando sobre as transformações da gravidez e do nascimento dos filhos na família”, realizado pelo NESF/UFCSPA - Núcleo de Estudos da Saúde da Família, assim como a realização de pesquisas na área do pré-natal junto ao Distrito Docente Assistencial da UFCSPA, mostraram que há importantes limitações nas práticas assistenciais de pré-natal na rede pública de saúde de Porto Alegre, no que tange ao suporte psicológico, familiar e social das gestantes. Uma potente ferramenta para a construção e a instalação de novas práticas contextualizadas na realidade local é a Educação Permanente, uma vez que possibilita uma visão integrativa de saúde, beneficiando a população assistida. A partir dessas questões, com o intuito de reduzir lacunas e contribuir com a assistência integral e ampliada, realizou-se uma pesquisa-intervenção junto às enfermeiras que realizam o pré natal na região. Todas as enfermeiras do referido território, com ao menos um ano de trabalho junto a esta política, foram convidadas a participar, sendo que a amostra final constituiu-se por 8 profissionais. Inicialmente, elas responderam a um questionário de dados sociodemográficos e laborais. Posteriormente, ofertou-se um aprimoramento profissional as mesmas, tendo em vista os preceitos da Educação Permanente em Saúde, com foco no conhecimento teórico-prático que possibilite uma atuação voltada aos aspectos psicossociais das gestantes, humanizando o pré-natal e ultrapassando o olhar biológico na assistência à saúde materno-infantil. Tal aprimoramento foi realizado em seis encontros semanais, totalizando 18 horas. As temáticas desenvolvidas foram agrupadas em seis eixos: a) O enfermeiro e o pré-natal; b) O pré-natal psicossocial: aspectos significativos; c) Mãe e bebê: vinculação e mitos da maternidade; d) Relações conjugais: as mudanças na relação do casal com a chegada do filho; e) Promovendo saúde mental na família; f) Aspectos presentes na maternidade e as relações com o ambiente da gestante. Após a realização do aprimoramento foi realizado um grupo focal, que tinha como objetivo entender as repercussões do mesmo em concepções e intervenções sobre os aspectos psicossociais no pré-natal. Viu-se que após o curso, houve transformações nas práticas profissionais das enfermeiras, que ampliaram o olhar para as questões psicossociais das gestantes, sentindo-se mais seguras para fazerem intervenções e expandindo os aprendizados para novas possibilidades nos atendimentos. Houve, também, transformações emocionais e cognitivas nas participantes, dado que se evidenciou na mudança em suas concepções sobre os papéis parentais, aumento da empatia e flexibilidade com as gestantes, assim como aceitação de seus limites profissionais. O aprimoramento promoveu, ainda, uma generalização das aprendizagens para além do campo do trabalho. Por outro lado, identificou-se a manutenção de pré-concepções no exercício profissional e muitas dificuldades na realidade de trabalho. Tais questões indicam a relevância do caráter de continuidade de formações como a desenvolvida neste estudo.pt-BRAcesso Aberto Após Período de EmbargoEducação Permanente em SaúdePré-NatalIntervenção PsicossocialEnfermagem[en] NursingEducação permanente em saúde: aprimoramento profissional de enfermeiros para intervenção psicossocial com gestantes no SUSDissertação