Paz, Adriana AparecidaEndres, Renata Fekete2019-04-182023-10-092019-04-182023-10-092018https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/662Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.O objetivo deste estudo foi construir recursos informacionais para prevenção de drogas lícitas e ilícitas na promoção da saúde escolar de adolescentes. O estudo contemplou duas etapas: a primeira, uma revisão integrativa, e a segunda, de validação do produto. Na revisão integrativa, utilizaram-se os descritores “saúde escolar”, “promoção da saúde”, “saúde do adolescente”, “drogas ilícitas”, “prevenção primária” e “serviços de saude” para a busca de artigos originais ou de relato de experiência nas bases Web of Science, SCOPUS e CINAHL, no período de 2013 a 2017. Foram selecionados 29 artigos, sendo 21 (71%) publicados em periódicos estrangeiros e 8 (28%) nacionais, sendo classificados quanto ao nível de evidência. Os conteúdos foram organizados em temas e categorias. O primeiro tema “Prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas e a saúde do adolescente” discorreu sobre cinco categorias: Iniciação nas drogas; Fatores que influenciam o uso de drogas; Fatores de proteção contra o uso de drogas; Consequências do uso de drogas; e Prevalência do uso de drogas. E o outro tema “Promoção da saúde escolar diante do uso das drogas lícitas e ilícitas” trouxe três categorias: Intervenções; Desafios da intervenção na escola; e Solução para intervenção na escola. A partir dessa sistematização, desenvolveu-se a segunda etapa que compreendeu a validação de conteúdo que foi realizada por sete especialistas das áreas da saúde e da educação. O conteúdo avaliado do tema Prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas e a saúde do adolescente atingiu um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,94, e o segundo tema “Promoção da saúde escolar diante do uso das drogas lícitas e ilícitas” obteve o IVC de 0,96. Os conteúdos foram considerados relevantes e receberam contribuições construtivas dos especialistas para qualificação do conteúdo. Esses conteúdos validados se constituem em dois produtos, que estão disponíveis publicamente para a utilização de profissionais que atuam com adolescentes para abordar a prevenção do uso de drogas para a promoção da saúde escolar. Com esses produtos educacionais, espera-se que os profissionais escolares utilizem o conteúdo para instigar a produção de jogos, blogs e/ou aplicativos.pt-BRAcesso Aberto ImediatoPromoção da Saúde EscolarPromoção da SaúdeSaúde do AdolescenteDrogas IlícitasPrevenção PrimáriaServiços de Saúde Escolar[en] School Health Services[en] Health Promotion[en] Adolescent Health[en] Street Drugs[en] Primary PreventionRecursos informacionais para prevenção de drogas e promoção da saúde escolar do adolescenteDissertação