Millão, Luzia FernandesWojcicki, Natália Koch2025-11-042025-11-042024-12-01https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3415A criação das lâminas que compuseram o guia instrucional ocorreu através do programa Canva, de forma a explicitar o conteúdo programático proposto. Já os vídeos foram feitos através de um aparelho Apple iPhone 15 Pro, a fim de tornar a exposição da temática o mais próximo possível da realidade. O guia totalizou 29 lâminas/slides compostas por conteúdo teórico acerca da temática, sendo dois slides compostos exclusivamente por links que direcionam o aluno automaticamente a vídeos na plataforma Youtube, que elucidam de maneira prática como realizar a ultrassonografia tanto em um aparelho convencional de US (primeiro vídeo) quanto em um aparelho portátil de US (segundo e último vídeo). Na composição das lâminas/slides através da plataforma Canva, optou-se por um layout moderno e com cores vibrantes justamente a fim de tornar a experiência do curso teórico mais atrativa, de forma a despertar a curiosidade dos alunos acerca do tema.A avaliação miccional e a identificação de retenção urinária são práticas comuns na atuação do enfermeiro, especialmente no contexto pós-operatório. A utilização de tecnologias, como a ultrassonografia, mostra-se eficaz para esse fim. Objetivou-se com este trabalho desenvolver um guia instrucional sobre ultrassonografia para avaliação do volume vesical em pacientes adultos críticos, validado por especialistas e direcionado a acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico que resultou na criação de uma tecnologia educacional em formato de guia instrucional em Educação a Distância (EaD). O estudo foi realizado em três etapas: desenvolvimento do curso, validação por especialistas e divulgação a estudantes de enfermagem, seguido de avaliação dos mesmos. O guia instrucional foi elaborado com base no modelo de design instrucional ADDIE, composto por 29 lâminas com conteúdo teórico e vídeos demonstrativos. A validação foi realizada por 16 enfermeiros especialistas, utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde (IVCES); 68,75% dos avaliadores atribuíram a pontuação máxima a todos os itens, e nenhum item recebeu avaliação negativa. O guia foi encaminhad a 97 discentes do 4º, 5º e 9º semestres da UFCSPA, com avaliação positiva em cinco dos nove itens por 100% da amostra (n=11) dos acadêmicos. Conclui-se que a metodologia EaD mostrou-se eficaz na atualização de novas tecnologias, ampliando conhecimentos além da grade curricular e reforçando as atribuições do enfermeiro.pt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilUltrassonografia VesicalRetenção UrináriaTecnologia EducacionalEstudo de Validação[en] Bladder ultrasound[en] Urinary Retention[en] Educational Technology[en] Validation StudyCurso Teórico de Ultrassonografia (US) para avaliação de volume vesicalE-bookO guia foi composto por um total de 29 lâminas e dividido em 6 (seis) módulos, sendo: 1- Apresentação; 2- Introdução; 3- O que precede a US para avaliação de volume vesical; 4- Adoção de novas tecnologias pelo enfermeiro; 5- Conhecendo os tipos de US e 6- Identificando uma retenção urinária. O módulo 1 foi composto por três subitens, sendo eles: a) sobre a autora; b) justificativa da criação do curso teórico e c) objetivo do curso. O módulo 2 foi composto por dois subitens: a) contextualização acerca das IRAS e ITUs e b) retenção urinária. O módulo 3 foi composto por dois subitens: a) anatomia da bexiga (contendo imagens ilustrativas mostrando: a bexiga masculina e feminina, os músculos da bexiga e também sua morfologia interna) e b) o exame físico e a avaliação do trato urinário feitos pelo enfermeiro. O módulo 4 foi composto por três subitens: a) conhecendo a US; b) o papel da US na retenção urinária e c) o enfermeiro utilizando a US. O módulo 5 foi composto por dois subitens: a) mecanismo geral e funcionamento de um aparelho convencional de US e b) mecanismo geral e funcionamento de um aparelho portátil de US. Por fim, o módulo 6 foi composto exclusivamente por links que direcionam o aluno automaticamente a vídeos postados pela autora na plataforma Youtube, que elucidam de maneira prática como realizar a ultrassonografia tanto em um aparelho convencional de US (primeiro vídeo) quanto em um aparelho portátil de US (segundo e último vídeo). Os vídeos foram filmados através de um aparelho Apple iPhone 15 Pro, e a paciente-modelo nos vídeos foi a própria pesquisadora.