Weis, Alisia HelenaOliveira, Bruna Vieira2023-02-012023-10-092023-02-012023-10-092022https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/1951Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: Um dos grandes problemas de saúde pública é a prematuridade, pois contribui fortemente para a elevada taxa de morbimortalidade infantil. Cuidados no período da gestação, nascimento e parto estão intimamente ligados ao componente neonatal da mortalidade infantil. Entre as ações preconizadas na assistência pré-natal na prevenção da prematuridade destaca-se o início precoce, pela oportunidade de os profissionais desenvolverem ações de educação em saúde. O uso de materiais educativos contribui para o processo de educação e orientação em saúde, beneficiando tanto os familiares como os profissionais, durante os períodos de orientação e na rotina que é facilitada por uma nova ferramenta. Objetivo geral: Desenvolver uma cartilha educativa sobre prematuridade para gestantes e familiares. Métodos: É um estudo metodológico para desenvolvimento e validação do conteúdo de uma cartilha educativa sobre prematuridade. O material educativo foi desenvolvido compreendendo duas etapas: 1) construção da cartilha educativa sobre prematuridade; e 2) validação do conteúdo da cartilha educativa. A primeira etapa foi constituída por três fases: revisão integrativa, levantamento de temas para a cartilha com profissionais de saúde do Hospital de Saúde Divina Providência, e elaboração da cartilha educativa. A segunda etapa foi a validação de conteúdo da cartilha, por juízes da área materno-infantil. Resultados: A cartilha foi construída com base na revisão integrativa e no levantamento dos temas a partir das entrevistas com os profissionais de saúde, apresentando informações sobre: O ambiente da própria UTI Neonatal, o bebê prematuro, intervenções durante a internação do bebê na UTI Neonatal, amamentação do bebê prematuro, cuidados durante a internação do prematuro e cuidados com saúde mental dos pais de prematuros. Quanto ao seu design foi escolhida a cor lilás devido a sua representatividade no âmbito da prematuridade e tom neutro de bege. A cartilha tem o total de 21 páginas, sendo dividida em 6 capítulos, escritos de forma didática seguindo as Diretrizes de Comunicação em Saúde. Em relação a etapa de validação, foram realizadas duas rodadas. Na primeira rodada, apenas dois itens tiveram grau de concordância abaixo de 0,9, sendo estes, modificados. Na segunda rodada de validação do conteúdo da cartilha, o índice de Validade de Conteúdo (IVC) de apenas um item foi abaixo de 0,78, sendo o mesmo excluído. Em ambas as rodadas de validação, foram levadas em consideração as sugestões dos juízes, para melhoria da compreensão e entendimento do conteúdo da cartilha, porém estas sugestões não necessitaram de nova validação de conteúdo, pois tinham seus graus de concordância e IVCs dentro dos parâmetros indicados pela literatura. Conclusão: A cartilha elaborada teve validação do seu conteúdo pelos juízes e tem potencial para uso com gestantes e seus familiares, com vistas a contribuir com melhorias na assistência materno infantil. Recomenda-se a validação dela com as gestantes e familiares. Produto: O produto desenvolvido foi uma Cartilha Educativa, intitulada “Meu bebê prematuro na UTI Neonatal: Cartilha para a Família”.pt-BRAcesso Aberto Após Período de EmbargoRecém-Nascido PrematuroGravidez de Alto RiscoTecnologia EducacionalEducação em Saúde[en] Infant, Premature[en] Pregnancy, High-Risk[en] Educational Technology[en] Health EducationDesenvolvimento e validação de cartilha educativa sobre prematuridadeDissertação