Gutierrez, Lucila Ludmila PaulaBonfanti, FrancieleSarinho, Victor2024-12-192024-12-192023-12-01https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3117O Jogo OXYGEN é um jogo-sério que possui uma história para suas fases. Os personagens principais do jogo são o Hemacildo, a Juliete, o senhor Chronos e o Oxigenelson. Hemacildo é caracterizado como uma hemácia que busca a partícula de oxigênio nos alvéolos pulmonares; Juliete é uma aluna do curso técnico em enfermagem que solicita ajuda ao jogador para conhecer a anatomia respiratória e a parar de fumar; senhor Chronos é o vilão que desafia o jogador em seu conhecimento da anatomofisiologia respiratória, controla o tempo que o jogador tem para cumprir as tarefas propostas e tenta impedir Juliete de parar de fumar; e Oxigenelson é a partícula de oxigênio que acompanha Hemacildo pelo sistema respiratório. O objetivo do jogo é ajudar Juliete a aprender sobre o sistema respiratório, parar de fumar e vencer o senhor Chronos. O jogo foi desenvolvido para ser interativo e interessante, com critérios de dificuldade baseados no conteúdo, tempo despendido para a resolução do problema proposto e correspondente pontuação. À medida que o jogador avança nas fases, a dificuldade aumenta e o tempo é reduzido para gerar desafio. Conhecimentos básicos sobre anatomia e fisiologia do sistema respiratório são necessários para obter a pontuação máxima em cada fase. As fases exigem que o jogador identifique os órgãos do sistema respiratório, conheça os elementos presentes no ar atmosférico e entenda a fisiologia da troca gasosa, entre outros. Caso o jogador não complete uma fase dentro do tempo determinado, ele terá que reiniciá-la.Ensinar e aprender por meio da ludicidade em sala de aula é uma prática docente muito utilizada e entende-se que isso faz parte da cultura, auxiliando a socialização e integração ao longo da história humana. O uso da ludicidade nas atividades de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve ter objetivos específicos que busquem o desenvolvimento do raciocínio e do conhecimento dos discentes. A literatura mostra que as metodologias ativas, como as práticas pedagógicas lúdicas, colocam o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado, viabilizam maior interação em sala de aula e demandam comprometimento da turma para que todos possam se desenvolver. Além disso, a pandemia evidenciou que eram necessárias mudanças nas metodologias de ensino e aprendizagem, utilizando-se mais das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) e das metodologias ativas. O jogo é considerado uma prática lúdica e forma de metodologia ativa, envolvendo um conjunto linguístico que atua dentro do contexto social e pode ser utilizado com sucesso em sala de aula. Jogos que versam sobre temas da área da saúde podem ser aplicados presencialmente com sucesso ou de modo virtual ou híbrido sob forma de jogos sérios, uma abordagem que implica o uso de computadores ou outras TICs com fins educacionais. O jogo sério (Oxygen) tem como objetivo instrumentalizar docentes com possibilidade de aplicação de Jogo Sério sobre sistema respiratório humano para ensino técnico e superior, impulsionando o processo de ensino-aprendizagem. Este jogo contém a estrutura anatômica e fisiológica humana do sistema respiratório, com imagens e personagens. O jogo foi testado por estudantes de ensino técnico de enfermagem no Vale do Taquari/RS. A avaliação do Jogo Sério OXYGEN demonstrou que 100% dos discentes o considerou adequado para uso como recurso de aprendizado, que se divertiram aprendendo, que os problemas a serem solucionados capturaram suas atenções e que recomendariam a sua utilização para os demais colegas. Conclui-se que o Jogo Sério OXYGEN pode ser mais um recurso a ser utilizado para contribuir como instrumento de ensino na saúde para discentes Técnicos de Enfermagem.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino na SaúdeEnsino-AprendizagemFisiologia[en] Health Education[en] Teaching-Learning[en] PhysiologyOxygen - Jogo SérioJogoO jogo possui personagens e enredo com problemas a serem resolvidos, incluindo o tempo máximo de resposta e o conhecimento técnico como fatores desafiantes para pontuação, com feedback das atividades propostas. O design do jogo é construído por mini-puzzles, desenvolvidos para ocorrer a interação drag-and-drop, arrastando-se moléculas ou palavras para determinadas localizações nas fases do jogo. Também conta com a interação point-and-click, selecionando-se elementos corretos conforme o desafio proposto nos mini-puzzles ou escolhendo-se a resposta correta em quizzes. Neste sentido, o jogo segue a interação padrão usada por celulares, tablets e desktops, a qual é baseada em cliques e arraste de elementos realizados por telas sensíveis ao toque ou pelo mouse do computador. O jogo está disponível por meio do link Oxygen-book (21).epub e pode ser acessado várias vezes, permitindo ao aluno buscar recordes de pontuação e adquirir mais conhecimento sobre o sistema respiratório. Quanto à criação da arte/desenho de cada personagem, a imagem e animação foi gerada a partir de editores gráficos simples utilizando-se o Paintbrush (software Microsoft Paint para criação de desenhos simples), por punho próprio.