Helena Terezinha Hubert SilvaJochims, Bruna de Oliveira2024-07-122024-07-122024https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2768O Curso Qualificação do Cuidado Obstétrico: educação permanente em saúde está dividido em três (03) Unidades de Ensino (UEs), sendo divididas nas seguintes temáticas: Unidade de Ensino 1 - O parto: - Anatomia Feminina - noções básicas - Principais Hormônios do Parto - Períodos Clínicos do Parto Unidade de Ensino 2 - Boas práticas de assistência ao parto: - Histórica do parto - Boas práticas de assistência obstétrica - Principais intervenções utilizadas em obstetrícia Unidade de Ensino 3 - Métodos Não Farmacológicos para Alívio da Dor no Parto (MNFAD): - O que são e como agem os MNFAD - MNFAD: quais são, suas indicações e uso.Devido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS no 466/12 e 210/16 e na Carta Circular no 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado no 5.456.629.pt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilEducação em Saúde; Trabalho de Parto; Educação Continuada; Enfermagem Obstétrica,Qualificação do Cuidado Obstétricoeducação permanente em saúdeMultimídia – SCORM20 horas.O Curso Qualificação do Cuidado Obstétrico: educação permanente em saúde está dividido em três (03) Unidades de Ensino (UEs), sendo divididas nas seguintes temáticas: Unidade de Ensino 1 - O parto: - Anatomia Feminina - noções básicas - Principais Hormônios do Parto - Períodos Clínicos do Parto Unidade de Ensino 2 - Boas práticas de assistência ao parto: - Histórica do parto - Boas práticas de assistência obstétrica - Principais intervenções utilizadas em obstetrícia Unidade de Ensino 3 - Métodos Não Farmacológicos para Alívio da Dor no Parto (MNFAD): - O que são e como agem os MNFAD - MNFAD: quais são, suas indicações e uso.