Magalhâes, Cleidilene RamosPuls, Karine KerstingPuls, Thiago Kersting2025-01-162025-01-162024https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3144Este e-book contém informações sobre o planejamento e conteúdo do produto educacional desenvolvido: o curso de mentoria virtual “Mentor Mentee”. O curso de mentoria virtual para profissionais de saúde de áreas rurais Mentor Mentee Program que está hospedado no Moodle Institucional da UFCSPA.O produto educacional desenvolvido, aplicado e avaliado durante o desenvolvimento da pesquisa de mestrado “Aprendendo a voar: criação de programa de mentoria virtual para profissionais de saúde em áreas rurais” do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (PPG-EnSau UFCSPA) foi um curso de extensão de mentoria virtual para profissionais de saúde em áreas rurais (Mentor Mentee Program). O curso de mentoria teve como objetivo geral proporcionar fundamentação teórica e reflexão crítica sobre mentoria e saúde rural para profissionais já experientes (que no curso se desenvolveram no papel de mentores) e para profissionais iniciantes e ou em formação (que no curso se desenvolveram como mentees). O curso teve duração de 6 meses - mesmo período do programa - e foi organizado com uma parte teórica e uma parte prática. A parte teórica foi dividida em dois eixos principais: saúde rural e mentoria. A parte prática consistiu na mentoria virtual dos participantes que se inscreverem para serem mentorados no Programa. Este e-book contém informações sobre o planejamento e conteúdo do produto educacional desenvolvido: o curso de mentoria virtual “Mentor Mentee”. O curso de mentoria virtual para profissionais de saúde de áreas rurais Mentor Mentee Program que está hospedado no Moodle Institucional da UFCSPA. O presente documento teve o intuito de compartilhar o planejamento, a organização, avaliação e implementação do curso Mentor Mentee Program como forma de publicizar o conhecimento produzido e, quem sabe, poder subsidiar outros estudos e experiências formativas no tema. Consideramos que a proposta formativa desenvolvida atendeu o seu propósito à medida que pode reunir 15 profissionais de saúde experientes e 24 profissionais em formação, de diferentes partes do mundo: África do Sul, Austrália, Botsuana, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Filipinas, Gana, Guatemala, Ilhas Virgens Britânicas, Índia, Itália, Letônia, México, Nepal, Nigéria, Portugal, Quênia, Reino Unido, Ruanda, Sri Lanka, Sudão e Uganda, em um processo de formação colaborativa e partilhada entre 15 pares de mentores e mentorados e entre 2 grupos de mentorados. Adicionalmente, destaca-se o compromisso da equipe envolvida com, a criação de material ampliado e gratuito no formato de ebook sobre mentoria para profissionais de saúde de áreas rurais, com base nos conteúdos desenvolvidos para o curso e após aprimoramento com as análises dos dados coletados com os participantes do Programa Mentor Mentee 2.0, ou seja, a avaliação pelo público alvo. O produto cumpriu os requisitos, do planejamento, elaboração, execução e avaliação do produto.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação em SaúdeMentoresMedicina de Família e ComunidadeSaúde da População RuralCurso de ExtensãoAbrangência Nacional e Internacional[en] Health Education[en] Mentors[en] Family Practice[en] Rural Health[en] Extension Course[en] National and International ScopeProduto educacional: Mentor Mentee ProgramE-bookNão se aplicaO ebook contém 32 páginas e várias imagens/fotografias que foram produzidas pela primeira autora. O produto foi registrado como Mentor Mentee Program © 2024 by Karine Kersting Puls, Maria Eugênia Bresolin Pinto, Cleidilene Ramos Magalhães is licensed under CC BY-NC-ND 4.0, no Creative Commons.