Canabarro, Simone TraviMesquita, Kelly2019-08-292023-10-092019-08-292023-10-092018https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/744Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.A assistência à saúde tem se tornado mais complexa não somente pela gravidade de pacientes internados ou pelo avanço, mas também pelo uso de dispositivos invasivos, em especial os acessos vasculares, que aumentam os riscos de Infecções de Corrente Sanguínea (ICS). Os dispositivos de acessos venosos vasculares representam agora uma parte fundamental nos cuidados de saúde. Estudos mostram a redução de infecções da corrente sanguínea relacionada a Cateter Vascular Central (CVC), como estratégia de segurança do paciente. A infecção primária da corrente sanguínea associada aos cateteres é uma complicação sistêmica grave. Contudo, na maioria das vezes, pode ser prevenida quando as práticas de segurança são realizadas adequadamente pela equipe na inserção e manutenção dos dispositivos (INS, 2011). Nesse ínterim, este trabalho tem como objetivo analisar as percepções das crianças e adolescentes em tratamento oncológico, acerca do processo de educação e o nível de conhecimento dos cuidados com os dispositivos de acessos vasculares. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem de pesquisa-ação, visto que se observaram os fatos sem interferir no ambiente de coleta. Nessa perspectiva, foram analisadas experiências de crianças em relação ao enfrentamento no uso de acessos vasculares no tratamento do câncer. Esta pesquisa foi realizada na Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre, no complexo do Hospital da Criança Santo Antônio. Participaram deste estudo 16 crianças, com idade entre 6 a 12 anos, em tratamento com diagnósticos de doença oncológica. O instrumento de coleta de dados deu-se através de entrevista semiestrutura. Para a análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo de Minayo, emergiram quatro categorias: “conhecimento quanto à implantação do cateter”, “expressando sentimento de satisfação”, “entendimento da criança em relação ao cateter”, “relato de vivências para a melhoria”. Com o desenvolvimento deste trabalho, foi construido uma ferramenta lúdica para a educação das crianças para o entendimento sobre os acessos vasculares. Evidenciou-se também a necessidade da construção de um instrumento de orientação a fim de preparar a criança para a utilização de um dispositivo de acesso vascular, transformando uma atividade terapêutica em entretenimento, capacitando-a para o autocuidado e preparando-a para a nova condição de vida.pt-BRAcesso Aberto ImediatoDispositivos de Acesso VascularPediatriaOncologiaTecnologia EducacionalLúdico[en] Vascular Access Devices[en] Pediatrics[en] Medical Oncology[en] Educational TechnologyAcessos vasculares em pacientes oncológicos pediátricos: dialogando com crianças sobre o cuidadoDissertação