Veleda, Aline AlvesGomes, Juliana Silva2024-02-052024-02-052023-07-04https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2636Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreA falta de atualização e adoção de evidências ultrapassadas ainda são frequentes na atenção materno-infantil no Brasil, levando a uma assistência excessivamente intervencionista durante o trabalho de parto e a um movimento desumanizador das mulheres, tornando-as objetos do sistema e da equipe de saúde. Cartilhas, folders, cartazes, vídeo e até mesmo aplicativos podem ser utilizados como aliados durante o pré-natal, a fim de transmitir evidências científicas ao público leigo. A literatura demonstra que mulheres com maior acesso à informação se sentem mais seguras e preparadas para o parto, além de amamentarem por mais tempo. Pensando nisso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um instrumento voltado para a educação perinatal a ser compartilhado com gestantes atendidas nas unidades de saúde do município de Porto Alegre, RS. Trata-se de uma pesquisa metodológica, descritiva e exploratória para elaboração e validação do produto, que foi desenvolvida em quatro etapas: revisão integrativa, construção do instrumento, validação do conteúdo e análise dos dados. Entre outubro e novembro de 2022, foram construídos seis folders (21×30 cm) que incluem assuntos relacionados aos direitos no ciclo gravídico-puerperal, ao parto, à amamentação e à maternagem, havendo esforços para representar grupos diversos (como pessoas negras, PCDs e LGBTQIA+) através de ilustrações e temáticas compatíveis com estes. Em avaliação realizada por oito profissionais da área (sete enfermeiras e uma médica), todos receberam boas pontuações, sendo considerados adequados à população-alvo, de acordo com o Índice de Validação de Conteúdo (IVC). No entanto, devido ao baixo número de participantes e à pertinência das sugestões, os materiais passaram por adaptações, devendo, ainda em 2023, serem validados por gestantes de Porto Alegre. Apesar do formato pouco inovador, o produto da pesquisa é de fácil acesso, podendo contribuir com os conhecimentos do público, a fim de tornar a experiência da maternagem mais positiva. Porém, são necessárias mais iniciativas como essa para que as informações sejam distribuídas em larga escala, o que corrobora para que mais cidadãos tenham acesso a estaspt-BRAcesso EmbargadoEducação em SaúdeEducação pré-natalGravidezPeríodo pós-partoParto[en] Health Education[en] Prenatal Education[en] Pregnancy[en] Postpartum Period[en] LaborMaternagem Humanizada: a construção e validação de materiais educativos para gestantes de Porto Alegre, RSTrabalho de conclusão de graduação