Azambuja, Marcelo Schenk deSilveira, Vitor Hugo Oliveira da2024-12-192024-12-192024-11-13https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3115Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Gestão em Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Objetivo: Analisar o papel do endosso de celebridades em campanhas de saúde pública, investigando como figuras influentes podem modificar o comportamento e atitudes das pessoas, incentivando o engajamento às campanhas. Metodologia: Utilização de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e análise temática qualitativa de campanhas com celebridades, para entender como a presença dessas figuras molda a percepção pública e influencia atitudes. Conclusão: O endosso de celebridades é uma estratégia eficaz para aumentar a conscientizaçãoe mudar comportamentos. Exemplos incluem a campanha de Angelina Jolie sobreo câncer de mama, que aumentou as buscas online por prevenção em 64%, e a campanha de Michael J. Fox sobre Parkinson, que arrecadou mais de 1 bilhão de dólares. A autenticidade e popularidade das celebridades são cruciais para o sucesso das campanhas, e estas devem ter sustentação para manter o impacto alongo prazo. Discussão: Celebridades que têm uma conexão pessoal com a causa são mais eficazes. Diferentes tipos de celebridades influenciam diferentes públicos. A sustentabilidade do impacto do endosso requer esforços contínuos e múltiplos canais de comunicação.pt-BRAcesso Aberto Após Período de Embargo Acesso Aberto ImediatoAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilComunicação em SaúdeEndosso de celebridadesCampanhas de saúde pública[en] Health Communication[en] Celebrity endorsement[en] Public health campaigns,A importância do endosso de celebridades nas campanhas de saúde públicaTrabalho de conclusão de graduação