Bonamigo, Andrea WanderTejada, Isadora Ladwig2023-12-222023-12-222023-11-30https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2582Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreObjetivo: Estabelecer um panorama do ensino de Saúde Coletiva nos cursos de bacharelado em Fonoaudiologia da região Sul do Brasil de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Método: Trata-se de um estudo do tipo documental, qualitativo e descritivo, no qual os documentos foram coletados nos sites oficiais da Instituições de Ensino Superior. Com análise realizada através de informações destes documentos disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior em seus sítios institucionais. Os dados foram tabulados de acordo com turno e carga horária das Instituições Ensino Superior (n=15) e de acordo com a distribuição das disciplinas do eixo da Saúde Coletiva. Resultados: Observa-se que todos os cursos atendem a carga horária total (CH total) determinada pelas DCNs de 2002, além de certa uniformidade no tempo de integralização dos cursos analisados. Entretanto há disparidade no que se refere a carga horária atribuída ao eixo da Saúde Coletiva entre instituições públicas e privadas. Conclusão: Foi possível perceber o quanto a Saúde Coletiva é negligenciada durante a formação profissional do fonoaudiólogo. Sobretudo, nas instituições privadas nas quais as cargas horárias são mais reduzidas. Ressaltando a necessidade de modelos e propostas de currículo mais uniformizados e equivalentes, mantendo uma matriz de qualidade e excelência.pt-BRAcesso EmbargadoAnálise DocumentalSaúde ColetivaFonoaudiologiaCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeEducação Profissional em Saúde Pública[en] Document Analysis[en] Public Health[en] Speech, Language and Hearing Sciences[en] Health Human Resource Training[en] Education, Public Health ProfessionalPanorama do Ensino de Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia da Região Sul do BrasilTrabalho de conclusão de graduação