Caregnato, Rita Catalina AquinoJorge, Patrícia de Mello2024-12-042024-12-042023-12-20https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3084Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNES) tem uma estratégia político-pedagógica em constante aprimoramento, no entanto, muitas instituições ainda não se baseiam em seus preceitos para guiar o desenvolvimento de recursos humanos em saúde (RHS), principalmente em hospitais. Objetivo: Construir e validar um modelo teórico-lógico (MTL) de plano de educação permanente para os profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos. Metodologia: Estudo de Avaliabilidade (EA), de caráter exploratório descritivo com abordagem quanti-qualitativa, dividido em quatro fases: análise estratégica, análise lógica com o uso da ferramenta MTL para construção do produto e validação, feedback utilizando a técnica Delphi em duas etapas e matriz de avaliação e monitoramento. Amostra intencional, selecionada em bola de neve, com especialistas em desenvolvimento de RHS em hospitais, educação em saúde ou ainda educação permanente em saúde (EPS). Participaram 15 especialistas na primeira rodada e 12 na segunda. O nível de concordância mínimo foi de 80% para consenso das respostas. Análise das questões semiestruturadas do MTL quantitativa com média percentual e qualitativa através da análise de conteúdo. Resultados: Na primeira rodada, 17 componentes foram validados. Foram sugeridos ajustes, acolhidos na nova versão encaminhada para avaliação. Na segunda rodada, os demais itens foram validados sem exclusões.Conclusões: A construção do MTL gerou 47 itens divididos em atividades, produtos, resultados e impactos, seguidos da validação. O produto final constitui-se pelo MTL validado para sistematizar os requisitos mínimos presentes em um plano de educação permanente em saúde (PEPS) e uma matriz de monitoramento e avaliação de sua implementação, oportunizando às instituições hospitalares que tenham interesse em aplicá-lo, possam dispor de um modelo estruturado e de fácil consulta, baseado nos pressupostos teóricos que compõem a PNEPS.pt-BRAcesso EmbargadoCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeEducação ContinuadaEducação PermanenteHospitais Públicos[en] Health Human Resource Training[en] Continuing Education[en] Permanent Education[en] HospitalsConstrução e validação de modelo teórico-lógico de plano de educação permanente para hospitaisDissertação