Vidor, Deisi Cristina Gollo MarquesBreda, Juliana Zardo2024-01-112024-01-112023-01-16https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2586Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreO aumento significativo de diagnósticos de TEA e a necessidade do atendimento de qualidade no processo de inclusão fomentam a necessidade da formação docente continuada. O objetivo deste trabalho é verificar o conhecimento de gestores em educação e dos professores das escolas da rede pública de um pequeno município do interior no Rio Grande do Sul, acerca das características e do atendimento a ser prestado a crianças com TEA em processo de inclusão no ensino regular. A partir desse diagnóstico, também é objetivo deste trabalho propor e avaliar uma ação de extensão que venha a auxiliar os educadores de forma prática por meio da oferta e discussão de conteúdos ligados ao tema e de ferramentas e estratégias específicas de comunicação que possam ser utilizados em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição de origem sob o nº 5.039.864. Por meio da análise das respostas de questionário, verificou-se a necessidade de oferta de oficina de formação sobre desenvolvimento, linguagem, ferramentas auxiliares de comunicação e políticas inclusivas. Verificou-se que houve mudança significativa no conhecimento dos participantes, bem como na sua percepção em relação aos aspectos práticos que envolvem a inclusão de crianças com TEA no ensino regular. A média geral de satisfação dos participantes ficou em 92%. A oficina ofertada permitiu que houvesse mudança significativa no sentimento de capacitação desses profissionais em lidar com situações de inclusão de crianças com TEA.pt-BRAcesso Aberto ImediatoTranstorno do Espectro AutistaAutism Spectrum DisorderInclusão EscolarMainstreaming, EducationFonoaudiologiaTecnologia AssistivaEducação ContinuadaSaúde[en] Speech, Language and Hearing Sciences[en] Self-Help Devices[en] Education, Continuing[en] HealthPercepção da gestão e dos professores de um município do interior do Rio Grande do Sul sobre as práticas inclusivas para crianças com transtorno do espectro autistaTrabalho de conclusão de graduação