Caregnato, Rita Catalina AquinoMotta, Lindayane Debom2021-07-132023-10-092021-07-132023-10-092020https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/1751Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: a pandemia da COVID-19 ocasionada pelo vírus denominado SARS CoV-2, ocorrida em 2020, trata-se de uma descoberta recente, por isso, existem muitas lacunas de conhecimento que resultam em dúvidas entre os profissionais da saúde e a população em geral. Objetivo: construir um objeto de aprendizagem sobre a COVID-19. Método: trata-se do desenvolvimento tecnológico de um objeto de aprendizagem conduzida conforme a metodologia de desenvolvimento de web sites, denominada DADI, seguindo as seguintes etapas: Definição, Arquitetura, Design e Implementação. O processo de criação envolveu docentes e alunos da graduação e da pós-graduação em Enfermagem de uma universidade federal brasileira. Desenvolvimento: na primeira etapa definiu-se que o objeto de aprendizado seria um site direcionado a três públicos: profissionais de saúde, população em geral e crianças. Na arquitetura projetou-se a distribuição dos assuntos no site, moldou-se a ideia do que seria transmitido aos públicos alvos e realizou-se uma ampla busca de referencial bibliográfico das melhores evidências científicas sobre o tema. Elaborou-se um site com design intuitivo, para cada público. A implantação ocorreu nas redes sociais públicas e privadas, nos sites oficiais da Universidade e do Conselho Regional de Enfermagem. No primeiro mês após a implementação, o site foi acessado por 3.313 usuários, caracterizado predominantemente pelo gênero feminino, faixa etária entre 18 a 44 anos e utilizando principalmente o dispositivo celular para acesso. Implicações práticas: o site é um recurso direcionado à prevenção, promoção e manutenção da saúde, considerando a especificidade dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida. Tem a finalidade de informar as pessoas por meio de evidências científicas contribuindo para o conhecimento e redução de agravos e doenças. Produto: o site “COVID-19 evidências para todos” é um objeto de aprendizagem usado para o ensino na saúde, possibilitando consulta rápida às melhores evidências científicas disponíveis até o momento.pt-BRAcesso Aberto ImediatoInfecções por CoronavirusPandemiasRedes de Comunicação de ComputadoresEducação em SaúdePrática Médica Baseada em EvidênciasEmpoderamento para a Saúde[en] Coronavirus Infections[en] Pandemics[en] Computer Communication Networks[en] Health Education[en] Evidence-Based Practice[en] Empowerment for HealthCovid-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúdeDissertação