Costa, Márcia Rosa daPappis, Thaís Helena Batel2024-11-262024-11-262024-10-14https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3071Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Na contemporaneidade, investigações sobre práticas docentes procuram revisitar o protagonismo no ensino, trazendo um olhar sensível e reflexivo sobre o saber fazer do professorado. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado Profissional realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo foi analisar como os docentes da área da saúde podem, por meio de um curso de formação, construir concepções sobre metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem. Tratou-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com professores de cursos de graduação da área da saúde, constituindo-se de um recorte de uma ampla pesquisa. A geração dos dados foi realizada a partir de questionários semiestruturados, diário de campo da pesquisadora e observação participante. Os encontros gravados foram transcritos e analisados, junto aos registros escritos desenvolvidos durante o curso de formação, por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Verificou-se que os docentes, ao descreverem as concepções de aprendizagem ativa, metodologias ativas, autorregulação da aprendizagem e as implicações no processo de ensino-aprendizagem, manifestaram alguns elementos do referencial teórico, mas quando provocados a analisar as concepções a partir da sua própria realidade e prática, revelou-se o desencontro com a teoria. Outro ponto relevante a destacar foi os docentes considerarem que a docência traz diferentes desafios que emergem no dia a dia e que conhecimentos específicos da área e das experiências precisam dialogar com os saberes do campo pedagógico. Reconheceu-se também a necessidade de ampliar e aprofundar os saberes pedagógicos para qualificar o trabalho docente, apesar da busca por formação pedagógica ainda se concentrar no saber prático (no como fazer).pt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilDocência no ensino superiorMetodologias ativasAutorregulação da aprendizagemEnsino na saúde[en] Higher education teaching[en] Active methodologies[en] Self-regulation of learning[en] Health teaching[en] COVID 19 PandemicConcepções docentes sobre metodologias ativas e autorregulação da aprendizagem: tecendo reflexões e caminhos no ensino na saúdeDissertação