Carvalho, Gisele Pereira deAraújo, Kellen Cristina2023-09-222023-09-222021https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2277Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: A inclusão social prevê a adequação de todos os sistemas sociais com a finalidade de torná-los adequados para a diversidade humana. Além disso, as formas de deficiências e de transtornos são extremamente diversificadas e há lacunas estatísticas para mensurar de maneira fidedigna tal população. A prática de educação em saúde, por sua vez, significa contribuir para que as pessoas sejam agentes de mudanças, incluindo sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades. A realidade, contudo, evidencia que profissionais da saúde, majoritariamente, não foram instruídos, em sua formação, acerca de condutas e estratégias satisfatórias para trabalharem educação em saúde com públicos que necessitam de metodologias diferentes das usuais. Objetivo: Identificar as estratégias inclusivas de educação em saúde publicadas na literatura científica nos últimos cinco anos. Método: revisão integrativa de literatura realizada nas seguintes bases de dados: PubMed, Scielo, Scopus, Web of Science, Lilacs e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos, disponibilizados na íntegra gratuitamente em inglês, português e/ou espanhol. Resultados: Oito artigos compuseram a seleção final. As estratégias inclusivas de educação em saúde foram bastante diversificadas: alterações em materiais impressos, utilização de linguagem simples, imagens e metodologias lúdicas, além de vídeos instrutivos, atividades em pequenos grupos e adequações nas formas de comunicação, como mudança no tom da voz. Considerações finais: A revisão de literatura evidenciou que há diversas possibilidades de implementar ações de inclusão educacional em saúde, adequando o processo de ensino-aprendizagem conforme as necessidades e particularidades dos sujeitos, em conformidade com cada realidade sociocultural.pt-BRAcesso Aberto ImediatoInclusão socialInclusão educacionalEducação em SaúdeProfissionais da Saúde[en] Social Inclusion[en] Mainstreaming, Education[en] Health Education[en] Health PersonnelInclusão social e educação em saúde: uma revisão integrativaTrabalho de conclusão de graduação