Flores, Cecilia DiasNeves, Juliana Gibbon2023-11-162023-11-162018https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2493Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreAtividades educativas desenvolvidas nos serviços de saúde representam uma estratégia potencial para atualização dos trabalhadores, possibilitando oferecer uma assistência de qualidade à população. Este estudo teve como objetivo construir, em conjunto com os enfermeiros, uma estratégia para qualificação dos processos educativos oferecidos na instituição. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado no Hospital Cristo Redentor, unidade hospitalar pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição, localizado em Porto Alegre/RS. A coleta de dados na fase quantitativa ocorreu por meio de questionários eletrônicos, contando com a participação de 39 enfermeiros, e na qualitativa por grupo focal, onde participaram oito enfermeiros; a análise dos dados da primeira fase foi por estatística descritiva univariada, e na fase qualitativa por análise de conteúdo de Bardin. Os resultados quantitativos revelaram que a média de idade dos enfermeiros era de 38,6 anos, tendo média de 13,33 anos de formação; 30,8% declaram ter conhecimento aprofundado sobre o termo educação continuada, diminuindo para 23,1% quando se questionou o termo educação permanente. 56,4%, disse ter conhecimento sobre a temática “práticas pedagógicas”, porém, mesmo que muitos tenham confirmado conhecê-la, 89,7% referiram sentir necessidade de capacitar-se nesta área por considerar que a temática é importante para sua atuação profissional diária. Da análise qualitativa emergiram quatro categorias e subcategorias: Formação do enfermeiro; Processos educativos na prática (Formal / Informal); Dificuldades enfrentadas (Falta de Interesse/Motivação, Valorização e incentivo dos profissionais, Adequação do conteúdo abordado); e Alternativas para qualificação dos processos educativos. O estudo revelou que os profissionais desconhecem a política de educação na saúde e consideram deficitário o modo como as atividades acontecem em sua realidade. Através da discussão sobre a temática foi identificada pelos enfermeiros a necessidade de mudança nas práticas relacionadas aos processos educativos dentro da instituição, o grupo buscou alternativas a serem implementadas no serviço para qualificação deste processo culminando em um Projeto de Grupo de Educação Permanente.pt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilAcesso Aberto ImediatoEducação ContinuadaEducação em saúdeEducação em Enfermagem[en] Education, Continuing[en] Health Education[en] Education, NursingEducação Permanente em saúde no âmbito hospitalar: pressupostos e possíveis práticasDissertação