Costa, Márcia Rosa daAguiar, Paulo Rogério Dalla Colletta de2019-08-292023-10-092019-08-292023-10-092017https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/736Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.A negligência das demandas espirituais dos pacientes resulta em desfechos menos favoráveis como redução da qualidade de vida, insatisfação com o cuidado prestado e aumento dos custos com o tratamento. Vários estudos demonstram que, por diversas razões, os profissionais de saúde experimentam dificuldades em acessar assuntos relacionados à espiritualidade dos pacientes na prática clínica. Esta pesquisa visou ao desenvolvimento e à aplicação de um módulo de ensino, direcionado a médicos atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em espiritualidade na prática clínica, numa plataforma de ensino à distância (EaD), vinculada à Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), como estratégia de ensino em educação permanente. A pesquisa é de natureza aplicada, tendo uma abordagem quantitativa e qualitativa, constituindo-se com quatro etapas metodológicas, a saber: 1) avaliação de conhecimentos e de experiências formais de aprendizado de médicos em formação no Curso de Especialização em Saúde da Família do projeto UNA-SUS/UFCSPA, sobre abordagem da espiritualidade na prática clínica, de delineamento transversal; 2) desenvolvimento e disponibilização de um módulo opcional de ensino a distância a partir de ampla análise da literatura; 3) acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos do módulo de ensino através de pesquisa-ação; 4) avaliação do módulo através da perspectiva de médicos avaliadores externos a respeito da estrutura, do conteúdo, da metodologia de ensino e da acessibilidade/navegabilidade do módulo Espiritualidade na prática clínica, de delineamento transversal. Os resultados apontam que: 1) a aceitação do tema Religiosidade/Espiritualidade (R/E) pelos médicos especializandos em saúde da família da UNA-SUS foi considerada bastante satisfatória, sendo necessário desenvolver propostas pedagógicas inovadoras, metodologicamente eficazes e apropriadas ao contexto da atuação médica no SUS; 2) o ensino do tema R/E é uma tendência em desenvolvimento em vários países, como Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, mas ainda não pode ser considerado um fenômeno global; 3) houve baixa taxa de alunos que concluíram na íntegra o módulo de ensino (1% da amostra inicial), inviabilizando uma análise qualitativa da experiência de ensino-aprendizado; 4) houve uma excelente aceitação da proposta pelos avaliadores externos, com ampla aprovação dos recursos técnicos utilizados, viabilizando que novas pesquisas possam ser desenvolvidas utilizando o módulo de ensino desenvolvido. O tema R/E mostrou-se de significativa relevância para a prática médica, mas o ensino à distância nessa área apresentou desafios que precisam ser considerados e bem compreendidos para futuros empreendimentos, como as dificuldades de adesão encontradas.pt-BRAcesso Aberto ImediatoEducação MédicaEspiritualidadeEducação a Distância[en] Education, Medical[en] Spirituality[en] Education, DistanceA espiritualidade/religiosidade na formação médica: uma proposta de ensino em educação permanenteDissertação