Flores, Cecília DiasWachter, Djulia Andriele2024-03-262024-03-262023-12-01https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2687Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreIntrodução: A saúde está diretamente relacionada com a educação e elas se desenvolvem de maneira integrada. O processo medicamentoso é complexo pois envolve inúmeras etapas, das quais a enfermagem é a última etapa deste processo. Devido a isso, é necessário identificar, analisar e gerenciar os riscos, principalmente em setores nos quais os cuidados são mais complexos. Nesse contexto, a educação na promoção de um cuidado seguro no preparo e administração de medicamentos se faz necessária para evitar danos relacionados aos erros de medicação. Inúmeros recursos tecnológicos estão disponíveis, dentre eles estão os jogos sérios. Os jogos sérios melhoram a retenção do conhecimento e a motivação por utilizar elementos lúdicos e interativos. Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional digital para profissionais de enfermagem sobre preparo e administração segura de medicamentos. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico aplicado de produção tecnológica realizado em três etapas: 1) entrevista estruturada com as lideranças do Serviço de Emergência. Nesta etapa foram entrevistados seis enfermeiros, sendo os critérios de inclusão: a. fazer parte de cargo de liderança da emergência do HCPA; b. ser enfermeiro. E o critério de exclusão: a. não estar disponível no momento da coleta de dados; 2) construção de casos clínicos em forma de jogos sérios aplicando o modelo Analysis; Design; Development; Implementation and Evaluation (ADDIE); e 3) validação de conteúdo com 30 especialistas e avaliação da usabilidade, respeitando os seguintes critérios de inclusão: a. ter graduação em Enfermagem; b. ter especialização, mestrado ou doutorado na área da saúde ou educação e experiência mínima de dois anos em área hospitalar ou educação. O critério de exclusão foi: a. não estar disponível no momento da coleta de dados por possíveis afastamentos. A avaliação da usabilidade com 30 técnicos de enfermagem representando o público-alvo, teve os seguintes critérios de inclusão: a. ter no mínimo um ano de atividade profissional no setor de emergência. E o critério de exclusão foi: a. não estar disponível durante a coleta de dados por possíveis afastamentos. Resultados: Para validação do conteúdo foi utilizada escala Suitability Assessment of Materials (SAM) com escore final >0,9 nos três casos clínicos. Na avaliação da usabilidade foi aplicada a System Usability Scale (SUS) pelo público-alvo que atingiu a pontuação de 74,58 sendo classificado como excelente. Houve aumento significativo de 4,5 pontos no pós-teste, o que representa um aumento de 14,9% com relação ao pré-teste. Considerações finais: Os casos clínicos proporcionaram ao público-alvo acesso a uma tecnologia inovadora na instituição. Apresentados sob a forma de jogos sérios, esses casos clínicos ofereceram uma nova modalidade de treinamento. Além disso, a utilização contribuiu para conscientizar a equipe de técnicos de enfermagem sobre a relevância de ações educativas e para reforçar a adesão aos protocolos de preparação e administração de medicamentos. Dado que esses casos clínicos se baseiam em situações reais, também estimularam o raciocínio clínico. Torna-se, portanto, essencial promover mais iniciativas educativas que incorporem animação e elementos de gamificação. Produto: Construídos 14 vídeos e 27 imagens compondo prescrições, prontuário e material de reforço. Esse material compôs os três casos clínicos em formato de jogo sério.pt-BRAcesso EmbargadoSegurança do pacienteErros de medicaçãoEducação em enfermagemTecnologia educacionalJogo sérioRaciocínio clínico[en] Patient Safety[en] Medication Errors[en] Education, Nursing[en] Educational Technology[en] Clinical ReasoningJogo sério na promoção de barreiras de segurança no preparo e administração de medicamentosDissertação