Vidor, Deisi Cristina Gollo MarquesNunes, Patrícia dos Santos2024-06-172024-06-172023-01-19https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2738Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreA Fonoaudiologia é o ramo da saúde que trabalha nas diferentes áreas da comunicação humana. Na área da linguagem infantil, o fonoaudiólogo se utiliza de diferentes recursos terapêuticos como forma de intervenção. Com o avanço tecnológico e a utilização cada vez mais frequente de dispositivos digitais as possibilidades terapêuticas ampliam. Assim, buscou-se averiguar de que forma os fonoaudiólogos fazem uso das TICs nas suas intervenções e como acompanham este uso por parte dos pacientes e da família quando da indicação destas ferramentas para complementação do trabalho terapêutico realizado no consultório. Foi investigado, ainda, os impactos que a pandemia de COVID-19 pode ter causado na utilização destas tecnologias no cenário pesquisado. Tratou-se de um estudo de campo, com caráter exploratório e descritivo, com análises quantitativa e qualitativa. O público-alvo foi composto por 34 profissionais fonoaudiólogos que atuam na avaliação e terapia de alterações na área de linguagem infantil. O estudo verificou o aumento quantitativo a partir da pandemia, porém o uso destas ferramentas nem sempre é acompanhado de uma criteriosa seleção e avaliação qualitativa das reais potencialidades destes recursos para atingimento dos objetivos terapêuticos propostospt-BRAcesso Aberto ImediatoFonoaudiologiaTerapia de LinguagemTelesaúde[en] Speech, Language and Hearing Sciences[en] Language Therapy[en] TelehealthUso de Tecnologia de Informação e Comunicação na Reabilitação Fonoaudiológica em Linguagem InfantilTrabalho de conclusão de graduação