Gutierrez, Lucila Ludmila PaulaDariz, William2024-12-112024-12-112023-10-01https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3088Trata-se de um curso extracurricular composto por 12 (doze) módulos, sendo cada módulo uma aula com tema distinto, versando sobre o ensino da perícia fisioterapêutica, e tem como objetivo proporcionar ao aluno o acesso ao universo pericial fisioterapêutico, por meio de multimídias como videoaulas gravadas específicas para o curso, vídeos, e-books, imagens e textos, além de sessões interativas que permitem o discente a testar seus conhecimentos adquiridos.Os processos de ensino-aprendizagem são amplamente discutidos pelas instituições de ensino visando a atualização constante de seus docentes e a aplicação e aprimoramento sobre a prática de metodologias ativas. A perícia fisioterapêutica é tema importante na formação de fisioterapeutas que atuam no ramo pericial prestando informações utilizadas aos operadores do direito. Seu ensino pode apresentar dificuldades aos professores e alunos envolvidos, uma vez que os conteúdos geralmente são extensos, de compreensão complexa, exigindo que o docente conheça distintas metodologias visando a redução da desmotivação dos estudantes. Sob essa perspectiva, cresce o uso de Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) no ensino na saúde, utilizando-se a realidade virtual, ebooks, m-learning, lives, videoaulas, games, entre outros. Frente a essa demanda elaborou-se um curso extracurricular para graduandos de cursos de Fisioterapia em formato de ensino à distância. Neste curso o aluno o aluno irá aprender sobre como ler e interpretar laudos periciais, como avaliar pacientes periciados, como inspecionar ambientes de trabalho em geral, conhecer a legislação atual e entender a estruturação da Justiça Brasileira, dentro da ética profissional. O curso está dividido em 12 aulas contando com materiais digitais (ebooks, vídeos, imagens etc.) associados à recursos interativos aos participantes. O curso de introdução à perícia fisioterapêutica é um produto do mestrado intitulado “ENSINO NA SAÚDE: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO HÍBRIDO SOBRE PERÍCIA FISIOTERAPÊUTICA” proveniente de uma pesquisa de mestrado profissional na área do Ensino na Saúde (PPGENSAU – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde) da UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS. O curso desenvolvido foi considerado adequado como recurso de aprendizado por todos os alunos que o testaram, sendo considerado importante para auxiliá-los em seus aprendizados, conforme suas próprias percepções. É fundamental que o aprendizado na área da saúde vá além da memorização, incorporando trocas de experiências que considerem fatores comportamentais e culturais.pt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilEnsino-AprendizagemPerícia FisioterapêuticaEducação HíbridaMetodologias ativasTICsCurso introdutório à perícia fisioterapêuticaMultimídia – SCORMO tempo de duração, contando com a leitura dos materiais complementares e visualização de todas as videoaulas, é de 22 horas.O curso divide-se em 12 aulas/encontros distintos. 1° encontro: O universo forense fisioterapêutico; 2° encontro: A organização da Justiça Estatal Brasileira; 3° encontro: A Justiça do trabalho e o processo trabalhista; 4° Encontro: Resoluções legais e exercício profissional; 5° encontro: Documentos legais em Fisioterapia Forense; 6° encontro: Perícia judicial fisioterapêutica trabalhista; 7° encontro: Aspectos ergonômicos no ambiente de trabalho; 8° encontro: Acidente de trabalho e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho; 9° encontro: O contexto da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF); 10° encontro: Laudo pericial e parecer técnico; 11° encontro: Discussão sobre casos reais; 12° encontro: Semiologia pericial fisioterapêutica.