Silva, Helena Terezinha HubertSilveira, Joseane Stahl2023-10-202023-10-202023-07-12https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2378Dissertação (Mestrado Profissional)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.A Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A pesquisa realizada foi classificada como mista, qualitativa e quantitativa, aplicada e avaliativa, em que a análise foi o processo avaliativo das ações educativas. A instituição em que a pesquisa foi realizada é um hospital universitário-federal, localizado na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. No hospital existe uma Política de Educação instituída, porém não existe uma orientação clara quanto aos processos avaliativos. A realização desta pesquisa foi composta de quatro fases: aplicação de questionário sobre processos avaliativos para um grupo de lideranças da enfermagem; análise dos dados e desenvolvimento dos modelos dos instrumentos de avaliação; aplicação de questionário de validação de conteúdo do instrumento a um grupo de especialistas em educação na saúde e a análise dos dados e revisão do modelo do instrumento de avaliação. O questionário das lideranças em enfermagem foi composto de perguntas sobre aspectos da avaliação de ações educativas, em que a maioria das respostas foram de concordância com as questões propostas, sobre a importância dos processos avaliativos e de como melhorar este acompanhamento. Na validação de conteúdo dos instrumentos de avaliação, realizada pela equipe de especialistas, também através de um questionário, com a aplicação da escala tipo Likert, em que para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Neste estudo utilizamos um IVC de concordância de 80% nas respostas para aprovação das questões. O IVC geral dos instrumentos de avaliação em ações educativas foi de 0,91, tendo então sido aprovados na visão das respondentes, para aplicação em serviço. Como resultados desta pesquisa foram desenvolvidos o produto técnicio cientifico, um artigo sobre a Avaliação de Comportamento e Resultados para Ações de Educação Permanente em Saúde no Contexto Hospitalar e o produto técnico educacional, denominado Modelos de Instrumentos de Avaliação para Ações Educativas. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.pt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilAcesso Aberto ImediatoEnsino na SaúdeEducação Permanente em SaúdeAvaliação EducacionalGestão em SaúdeAdministração em Saúde PúblicaAvaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções[en] Health Education[en] Educational Measurement[en] Health Management[en] Public Health Administration[en] Evaluation of the Efficacy-Effectiveness of InterventionsInstrumento de avaliação de ações de educação permanente nos processos de trabalho em um hospital público-universitárioDissertação