Vanin, Aline AverBraga, Natália da Silva2023-11-302023-11-302023-01-18https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2521Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreNas graduações dos cursos de Fonoaudiologia das universidades do Rio Grande do Sul ainda parecem ser escassos os debates sobre diversidade e representatividade. Esta pesquisa busca investigar se e como ocorre o debate a respeito das temáticas de relações étnicoraciais na percepção de docentes de cursos superiores de Fonoaudiologia do RS. A pesquisa contou com 34 docentes participantes, que primeiro, responderam a um questionário e, segundo fizeram parte de entrevistas em grupo/individual, examinadas pelo método de análise de conteúdo. Constatou-se que ainda existe silenciamento sobre assuntos étnicoraciais nas universidades. Participantes demonstraram receio de aprofundar o tema nas disciplinas e aquelas/es que lecionam cadeiras mais técnicas apontaram dificuldade para abordá-lo. O sistema educacional é um pilar de manutenção do racismo e consolidação de discursos hegemônicos. Pessoas negras, indígenas e quilombolas devem ocupar mais lugares nas Instituições de Ensino, assim como professoras/es brancas/os precisam ser confrontados com a temática étnico-raciapt-BRAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 BrazilAcesso Aberto ImediatoRelações étnico-raciaisFonoaudiologiaUniversidadeRacismo[en] Ethnic-racial relations[en] Speech, Language and Hearing Sciences[en] University[en] RacismO debate sobre temáticas étnico-raciais na visão de docentes de cursos superiores de Fonoaudiologia do Rio Grande do SulTrabalho de conclusão de graduação