Cunha, Maria Isabel daMondadori, Cristiane2023-10-052023-10-092023-10-052023-10-092023https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/2320Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreEsta pesquisa objetivou verificar qual o lugar das relações étnico-raciais nos cursos de graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A intenção foi verificar o que já está sendo feito atualmente na Instituição e buscar formas de ampliar o ensino sobre a temática. Partindo de uma disciplina eletiva ofertada em 2020, foi possível verificar as percepções de docentes, bolsistas de apoio técnico e discentes envolvidos e a relevância do ensino das relações étnico-raciais no contexto de cursos que formam essencialmente profissionais da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou pesquisa documental, entrevistas e questionários. Os dados gerados foram analisados e interpretados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Os dois temas gerados a partir das entrevistas com docentes e bolsistas de apoio técnico foram (1) Ampliar o lugar das relações étnico-raciais nos cursos UFCSPA e (3) Perspectivas: o que se busca/pretende fazer e quais os desafios a serem enfrentados. A partir dos questionários que foram aplicados aos discentes foram gerados três temas, a saber, (1) Ampliar o lugar sobre o tema; (2) Impacto da disciplina e (3) Perspectivas. O estudo mostrou a importância de considerar o ensino das relações étnico-raciais de maneira transversal nos cursos oferecidos pela Universidade e que é necessário e urgente ampliar os espaços de discussão sobre a temática dentro da universidade, a fim de cumprir a missão institucional da UFCSPA de produzir e compartilhar conhecimento e formar profissionais das ciências da saúde com princípios humanistas e responsabilidade social. Outro dado importante é que a criação do Grupo de Estudos Afro-brasileiros, em 2020, (GEAB) foi um avanço significativo nesse sentido, permitindo a realização de atividades relacionadas à temática que antes eram escassas. Isso contribuiu para que a comunidade acadêmica pudesse ter acesso a conhecimentos além do que é ensinado em seus cursos, promovendo uma educação antirracista. Decorrente deste estudo, foram gerados dois produtos: um científico, no formato de um artigo, por entendermos que o uso de periódicos científicos possibilita o compartilhamento independente, ágil e diversificado das etapas da pesquisa e dos resultados encontrados; e um técnico, a proposta de um curso de formação/ extensão que será enviada ao Grupo de Estudos Afro-brasileiros (GEAB) da instituição, para que com sua anuência e suporte, o evento possa ser ofertado para a comunidade interna e externa, de forma sistemática para a abordagem e discussão das relações étnico-raciais na universidade. Ambos os produtos visam contribuir para a ampliação do ligar da temática na formação em saúde na IES em questão.pt-BRAcesso Aberto Após Período de EmbargoRelações Étnico-raciaisEducação AntirracistaTransversalidade[en] Ethnic-racial Relations[en] Antiracist Education[en] TransversalityO lugar das relações étnico-raciais nos currículos de cursos de graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreDissertação