Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaNascimento, Adriana Reis do2019-08-302023-10-092019-08-302023-10-092018https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/746Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.A integração ensino-serviço pauta-se em uma proposta de ensino problematizadora, que consiste em fomentar nos estudantes a apropriação crítica do conhecimento científico através da atuação e inserção no serviço. O principal objetivo de tal integração, envolvendo ações em saúde e educação de forma integrada, refere-se à formação profissional e qualificação dos serviços e do ensino nas áreas da saúde. Estudos apontam que uma efetiva integração ensinoserviço deve buscar consolidar espaços de cidadania, em que os atores envolvidos (discentes, docentes, usuários e profissionais) estabeleçam caminhos de interlocução, construindo e transformando os modelos de atenção à saúde. Para além de ser uma proposta inovadora no campo da saúde, especificamente na Psicologia, pouco se tem relatado a respeito dessas práticas. Objetivou-se nesse estudo qualificar esse tipo de prática em Psicologia, por meio da vivência de uma proposta de integração ensino-serviço em Psicologia com vistas à qualidade de vida no trabalho em um Hospital Geral. A metodologia do trabalho seguiu o delineamento de uma pesquisa participante. O local de realização foi o Serviço de Psicologia da Medicina do Trabalho de um Complexo Hospitalar, que é campo de prática de uma Universidade especializada em ciências da saúde, com estágio em Psicologia. Inicialmente, foi feito um levantamento junto ao Serviço e à Universidade sobre a inclusão de práticas orientadas junto às atividades desse estágio. Posteriormente, as práticas foram realizadas ao longo do ano de estágio e avaliadas pelos estagiários e professores colaboradores do serviço de Psicologia. O instrumento utilizado foi o grupo focal, sendo um realizado com as professoras e outro com as estagiárias. As questões norteadoras dos mesmos centraram-se em três elementos apontados pela literatura como positivos para a efetivação da integração ensino-serviço, a saber: “Práticas Colaborativas”, “Mudanças no Currículo” e “Práticas Alinhadas com as Políticas de Saúde” em seus aspectos “positivos”, “negativos” e “desafiadores”. As respostas foram examinadas através da análise de conteúdo e as categorias, construídas de forma mista, discutidas junto ao referencial teórico. A análise dos dados oportunizou reconhecer que a efetividade na qualificação ocorre, em grande parte, através da aproximação entre a formação e a prática no campo, principalmente quando pensamos em profissionais de saúde, além de oferecer melhorias para a formação na área em que atuam. Nos espaços onde acontece a interlocução ensino-serviço em saúde, o estudante assume um papel privilegiado que vai ampliando sua percepção do outro, no cotidiano do cuidado, através da reflexão sobre o vivido em um cenário de aprendizagem. Discentes e docentes revelaram que a integração ensino-serviço impulsiona mudanças no processo de trabalho, uma vez que a presença constante dos alunos/estagiários amplia a capacidade da equipe de resolver e/ou enfrentar os problemas de saúde do usuário e propõe espaços de discussão de casos e de tomadas de decisão. As oportunidades de estágio foram apontadas como possibilitadoras da integração dos estudantes à dinâmica de trabalho, promovendo a capacitação e reestruturação do serviço, com o aprimoramento dos processos e com ganho para profissionais e para comunidade. Como produto educativo de um Mestrado Profissionalizante, desenhou-se uma proposta de estágio em Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito hospitalar.pt-BRAcesso Aberto ImediatoIntegração Ensino-ServiçoPsicologiaQualidade de Vida no Trabalho[en] Teaching[en] Work[en] Psychology[en] Quality of LifeIntegração ensino-serviço em Psicologia para a promoção da qualidade de vida no trabalhoDissertação