Bica, Claudia GiulianoMentges, Juliana Kriger2024-12-112024-12-112024-11-12https://repositorio.ufcspa.edu.br/handle/123456789/3094Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Gestão em Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.Introdução: Durante a gestação e a expectativa do parto, as mulheres frequentemente se apresentam vulneráveis e buscam cuidados adicionais. O paradigma predominante, que questiona a capacidade da mulher de suportar as dores do parto e controlar seu próprio corpo, reforça a necessidade da presença de profissionais de saúde para facilitar o processo. Em 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou abusos, desrespeitos e maus-tratos enfrentados por mulheres durante o parto, destacando sua vulnerabilidade. No Brasil, a diversidade das gestantes é significativa: em 2022, 11,4 milhões de pessoas eram analfabetas, representando 7% da população com 15 anos ou mais. Além disso, mais de 18,6 milhões de brasileiros vivem com alguma forma de deficiência, com as mulheres sendo mais afetadas que os homens. O Estatuto da Pessoa com Deficiência garante a essa população o direito aos serviços de saúde adequados, à conscientização dos profissionais e à prestação de serviços o mais próximo possível das comunidades. Objetivo: Desenvolver um material informativo e educativo acessível compilando diretrizes no processo de parto. Metodologia: Este se trata de um estudo de revisão (de escopo) para desenvolvimento de um produto, um material educativo acessível sobre o processo de parto. O público-alvo para ler a cartilha são gestantes e suas famílias. A pesquisa bibliográfica abordou temas como acessibilidade, direitos, bioética e parto humanizado, utilizando bases de dados como PubMed, Scielo e outras. A elaboração do material adaptou o modelo de Echer (2005) e os princípios de design instrucional de Filatro e Piconez (2004). O material se trata de uma cartilha desenvolvida no Canva e um vídeo com audiodescrição e tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Resultados: O estudo resultou na criação de uma cartilha de 27 páginas e um vídeo de 19 minutos e 06 segundos com audiodescrição e tradução em LIBRAS. A cartilha e o vídeo foram disponibilizados no Repositório Institucional da UFCSPA, garantindo acesso livre e amplo ao conteúdo. Espera-se que a cartilha auxilie as gestantes na compreensão das diretrizes que regem o parto humanizado, promovendo um atendimento mais inclusivo e acolhedorpt-BRAcesso Aberto ImediatoDiretrizesPartoAcessibilidadeLIBRAS[en] Guidelines[en] Parturition[en] AccessibilityPromovendo humanização e inclusão no parto: desenvolvimento de material educativo acessívelTrabalho de conclusão de graduação