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[DISSERTAÇÃO] Bard, Nathália DuarteTexto parcial2,61 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorPaz, Adriana Aparecida-
dc.contributor.authorBard, Nathália Duarte-
dc.date.accessioned2019-11-01T17:51:48Z-
dc.date.available2019-11-01T17:51:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio2.ufcspa.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/979-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi aprimorar a árvore de saúde mental de diagnósticos e intervenções de enfermagem agregando o desenvolvimento de uma atividade educativa na modalidade de curso de extensão. Trata-se de estudo metodológico realizado em duas etapas, tendo como cenário a Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de Porto Alegre (ISCMPA). A primeira etapa foi aprimoramento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em saúde mental da instituição, por um grupo de trabalho sob o método Joint Application Development (JAD). Na segunda etapa foi desenvolvido e validado um storyboard para elaboração de curso de extensão na modalidade autoinstrucional online, para enfermeiros de Unidades de Internação Clínico-Cirúrgica (UICC) da instituição. Participaram oito especialistas pelo método Bola de Neve, que realizaram a validação de conteúdo do storyboard do curso. A concordância foi definida pelo uso do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), de no mínimo 0,77. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.934.573 e nº 3.109.035, financiado pela CAPES/COFEN. Esse estudo gerou dois produtos. O primeiro foi a “árvore de saúde mental” para qualificação da assistência e registros de enfermagem na SAE, estruturada em 12 itens que avaliam o paciente, 40 sinais e sintomas, 31 diagnósticos e 50 intervenções de enfermagem. O segundo produto foi o “curso de extensão”. O storyboard do curso foi validado pelos especialistas, obtendo a concordância plena do IVC (1,00) no item “conceitos em saúde mental e sua aplicabilidade para pacientes clínico-cirúrgicos hospitalizados”; o IVC de 0,92 nos itens de “Pré e pós-curso de avaliação de conhecimentos em saúde mental” e “Panorama mundial da Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Mental”; e o IVC de 0,90 no item “Fluxograma da nova árvore de saúde mental”. Esses produtos tem a potencialidade para qualificar o processo de trabalho dos enfermeiros no que se refere a assistência e registro do processo de enfermagem na perspectiva da SAE, destacando a importância da avaliação em saúde mental dos pacientes hospitalizados em UICC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.requiresAdobe Readerpt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectProcesso de Enfermagempt_BR
dc.subjectDiagnóstico de Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subject[en] Mental Healthen
dc.subject[en] Nursing Processen
dc.subject[en] Nursing Diagnosisen
dc.subject[en] Education, Nursingen
dc.subject[en] Education, Distanceen
dc.titleDiagnósticos e intervenções de enfermagem em saúde mental: aprimoramento da assistência e registro e desenvolvimento de um curso de extensãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES; CNPqpt_BR
dc.description.abstract-enThe objective of this work was to improve the “mental health tree” of nursing diagnoses and interventions by adding the development of an educational activity in the modality of extension course. It is a methodological study carried out in two stages, based on the Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA). The first step was the improvement of the mental’s health Nursing Care Systematization (NCS) of institution by a Joint Application Development (JAD) working group. In the second stage, a storyboard was developed and validated for the elaboration of an extension course in the online self-instructional modality, for nurses from the Clinical-Surgical Internment Units (CSIU) of the institution. Eight experts participated through the Snowball method, who performed the content validation of the storyboard of the course. The agreement was defined by the use of the Content Validation Index (CVI) of at least 0,77. The study was approved by the Research Ethics Committee under the no. 2.934.573 and 3.109.035 funded by CAPES/COFEN. This study generated two products. The first was the "mental health tree" for nursing care and nursing qualification in NCS, structured in 12 items that evaluate the patient, 40 signs and symptoms, 31 diagnoses and 50 nursing interventions. The second product was the "extension course". The storyboard of the course was validated by the specialists, obtaining the full agreement of the CVI (1.00) in the item "concepts in mental health and its applicability for hospitalized clinical-surgical patients"; the CVI of 0.92 in the items of "Pre and post-course of evaluation of knowledge in mental health" and "Global overview of the Systematization of Nursing Assistance in Mental Health"; and the CVI of 0.90 in the item "Flowchart of the new mental health tree". These products have the potential to qualify the nurses' work process regarding assistance and registration of the nursing process from the perspective of the NCS, highlighting the importance of the mental health evaluation of patients hospitalized in CSIU.pt_BR
dc.date.date-insert2019-11-01-
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