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[DISSERTAÇÃO] Monteiro, Bianca LedurTexto parcial783,96 kBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorCoelho, Débora Fernandes-
dc.contributor.authorMonteiro, Bianca Ledur-
dc.date.accessioned2019-11-01T17:43:52Z-
dc.date.available2019-11-01T17:43:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio2.ufcspa.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/978-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi construir um curso autoinstrucional na modalidade educação a distância (EAD) sobre o tema imunização em gestantes. A primeira etapa foi um estudo epidemiológico sobre o número absoluto de internações em menores de 1 ano por doenças imunopreveníveis na gestação, categorizado pelas regiões brasileiras, coletado na plataforma TABNET-DATASUS do Ministério da Saúde. A segunda etapa foi um estudo documental, no qual foram reunidos os documentos oficiais, do Ministério da Saúde, dos últimos cinco anos abordando as orientações sobre as vacinas, esquemas e registros que estão relacionadas às gestantes. A terceira etapa foi uma revisão integrativa com a questão norteadora: Quais conhecimentos são divulgados por artigos científicos sobre imunização e vacinação de doenças imunopreveníveis em gestantes e recém-nascidos? A coleta de dados e a análise foram realizadas previamente à construção do curso fundamentando-o adequadamente, e viabilizando sua construção no formato autoinstrucional na modalidade EAD para a UNA-SUS. O curso tem a carga horária de 20h, divididas em três módulos de seis, sete e sete horas respectivamente. O primeiro módulo aborda a história e princípios da imunização e o Programa Nacional de Imunização. O segundo módulo traz dados epidemiológicos de doenças imunopreveníveis e aspectos relacionados à assistência pré-natal. E o terceiro módulo fala sobre o calendário vacinal da gestante e da gestante vivendo com HIV, das especificações dos imunobiológicos do calendário e sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Primeiramente foram construídos os Planos de Ação Pedagógica (PAP) para cada módulo e a partir deles foram construídos os storyboards (esboço sequencial) para os módulos. O processo de construção do curso foi realizado em parceria com a Equipe de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFCSPA, o qual terá a Cedência dos Direitos Autorais do curso ofertando a profissionais de saúde de todo o país. Assim, espera-se que o curso atinja um grande número de estudantes e profissionais de saúde, para que adquiram e qualifiquem seus conhecimentos acerca do tema, oferecendo uma assistência adequada às gestantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.requiresAdobe Readerpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto Após Período de Embargo*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectImunizaçãopt_BR
dc.subjectVacinaçãopt_BR
dc.subjectGestantespt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subject[en] Immunizationen
dc.subject[en] Vaccinationen
dc.subject[en] Pregnant Womenen
dc.subject[en] Education, Distanceen
dc.titleImunizações da gestante: construção de um curso autoinstrucional na modalidade educação a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPelegrini, Alisia Helena Weis-
dc.description.abstract-enThe aim of this study was to construct a self-instructional course in distance education on the topic immunization in pregnant women. The first stage was an epidemiological study on the absolute number of hospitalizations in children under 1 year of gestationpreventable diseases, categorized by the Brazilian regions, collected on the TABNETDATASUS platform of the Ministry of Health. The second step was a documentary study in which the official documents of the Ministry of Health of the last five years were gathered, addressing the guidelines on vaccines, diagrams and records that are related to pregnant women. The third step was an integrative review with the guiding question: What knowledge is disclosed by scientific articles on immunization and vaccination of immunopreventable diseases in pregnant women and newborns? Data collection and analysis were carried out prior to the construction of the course, supporting it adequately, and enabling its construction in the self-instructional format in the EAD modality for UNA-SUS. The course has a workload of 20h, divided into three modules of six, seven and seven hours respectively. The first module addresses the history and principles of immunization and the National Immunization Program. The second module brings epidemiological data on immunopreventable diseases and aspects related to prenatal care. And the third module talks about the immunization schedule of the pregnant woman and the pregnant woman living with HIV, the immunobiological specifications of the calendar and the Information System of the National Immunization Program. First, the Pedagogical Action Plans were constructed for each module and from them the storyboards were built for the modules. The process of construction of the course was carried out in partnership with the Pedagogical Production Team of UNA-SUS / UFCSPA, which will have the Copyright Grant of the course offering to health professionals from all over the country. Therefore, it is expected to reach a large number of students and health professional so that they acquire and qualify their knowledge on subject, offering appropriate assistance to pregnant women.pt_BR
dc.date.date-insert2019-11-01-
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