Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufcspa.edu.br/jspui/handle/123456789/976
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[DISSERTAÇÃO] Antoniolli, Silvana Aline CordeiroTexto parcial2,65 MBAdobe PDFView/Open
Title: Recursos educativos digitais para a saúde e segurança no trabalho na atenção primária à saúde
Authors: Antoniolli, Silvana Aline Cordeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Paz, Adriana Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor-co: Souza, Luccas Melo de
Issue Date: 2019
Keywords: Enfermagem
Educação
Educação Continuada
Saúde do Trabalhador
Atenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
[en] Nursing
[en] Education
[en] Education, Continuing
[en] Occupational Health
[en] Primary Health Care
[en] Health Promotion
Abstract: Objetivo: Construir recursos educativos digitais (REDs) destinados aos profissionais que atuam na atenção primária à saúde (APS) para a problematização da saúde e segurança no trabalho. Método: estudo metodológico constituído por duas etapas distintas e lineares. Na primeira etapa, correspondente à produção tecnológica para a construção de REDs, foram realizadas a coleta de referências sobre saúde e segurança no trabalho na APS, a definição dos temas, a elaboração de storyboards, a migração para a versão de vídeo (*.MP4), o que resultou na obtenção de sete produtos. A duração dos sete REDs em formato de vídeos editados e finalizados é de 68 minutos e 38 segundos, sendo que o material foi produzido ao longo de quatro meses em cerca de 850 horas. Na segunda etapa, um Comitê de Especialista, constituído por sete especialistas selecionados primeiramente por sorteio aleatório simples e, a seguir, método Bola de Neve, validou o conteúdo dos materiais didáticos por meio da utilização do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), obtendo a concordância mínima de 0,77. Este estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa sob os pareceres 3.035.981 e 3.207.144. Produtos: Sete materiais didáticos no formato de vídeo (*.MP4). Resultados: Todos os produtos foram submetidos ao processo de validação de conteúdo e obtiveram a concordância dos especialistas, sendo a variação de 0,88 a 0,96, respectivamente, RED3 – Doenças ocupacionais na APS e RED7 – Registro de acidentes e incidentes do trabalho na APS. A maioria dos especialistas contribuiu de forma construtiva e relevante para a aplicabilidade dos produtos a serem abordados com os profissionais da APS. Considerações e implicações para a prática profissional: Os produtos são apresentados em seu formato final como sete vídeos (formato*.MP4) para acesso público e gratuito no Google Drive®. Contudo, pretende-se que esses produtos, quando inseridos e integrados no planejamento das ações e da EPS no contexto da APS, sejam utilizados no processo educativo que busca a reflexão sobre a prática profissional relacionando saúde e segurança no trabalho.
metadata.dc.description.abstract-en: Objective: To build digital educational resources (DERs) for professionals working in primary health care (PHC) to discuss health and safety at work. Method: This is a methodological study consisting of two distinct and linear steps. In the first stage, corresponding to the technological production for the construction of the DERs, the collection of references on health and safety at work in the PHC, the definition of the themes of each resource, the elaboration of storyboards, the conversion to the video version (*.MP4) and the delivery of seven DERs were carried out. The duration of the seven DERs in edited and finalized videos format is 68 minutes and 38 seconds, and the material was produced over four months in about 850 hours. In the second stage, a Specialist Committee, consisting of seven experts first by simple random draw and then by the Snowball Method, validated the content of the didactic materials through the use of the Educational Content Validation Instrument in Health (ECVIH), obtaining the minimum agreement of 0.77. This study was approved by the Research Ethics Committees under reports 3,035,981 and 3,207,144. Products: Seven didactic materials in video format (*. MP4). Results: All the products were submitted to the content validation process and obtained the agreement of the specialists, with a variation of 0.88 to 0.96, respectively, DER3 – Occupational diseases in PHC and DER7 – Record of accidents and incidents of work in the PHC. Most experts contributed in a constructive and relevant way to the applicability of the products to be approached with PHC professionals. Considerations and Implications for Professional Practice: Products are presented in their final format as seven videos (*.MP4 format) for free public access in Google Drive®. However, it is intended that these products, when inserted and integrated in the planning of actions and CEH (Continuing Education in Health) in the context of PHC, can be used in the educational process that seeks reflection on professional practice relating health and safety at work.
Description: Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2019-10-31
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGENF - Dissertações



Creative Commons
This item is licensed under a Creative Commons License