Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufcspa.edu.br/jspui/handle/123456789/746
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[DISSERTAÇÃO] Nascimento, Adriana Reis doTexto integral590,86 kBAdobe PDFView/Open
Title: Integração ensino-serviço em Psicologia para a promoção da qualidade de vida no trabalho
Authors: Nascimento, Adriana Reis do
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga
metadata.dc.contributor.advisor-co: Bonamigo, Andrea Wander
Issue Date: 2018
Keywords: Integração Ensino-Serviço
Psicologia
Qualidade de Vida no Trabalho
[en] Teaching
[en] Work
[en] Psychology
[en] Quality of Life
Abstract: A integração ensino-serviço pauta-se em uma proposta de ensino problematizadora, que consiste em fomentar nos estudantes a apropriação crítica do conhecimento científico através da atuação e inserção no serviço. O principal objetivo de tal integração, envolvendo ações em saúde e educação de forma integrada, refere-se à formação profissional e qualificação dos serviços e do ensino nas áreas da saúde. Estudos apontam que uma efetiva integração ensinoserviço deve buscar consolidar espaços de cidadania, em que os atores envolvidos (discentes, docentes, usuários e profissionais) estabeleçam caminhos de interlocução, construindo e transformando os modelos de atenção à saúde. Para além de ser uma proposta inovadora no campo da saúde, especificamente na Psicologia, pouco se tem relatado a respeito dessas práticas. Objetivou-se nesse estudo qualificar esse tipo de prática em Psicologia, por meio da vivência de uma proposta de integração ensino-serviço em Psicologia com vistas à qualidade de vida no trabalho em um Hospital Geral. A metodologia do trabalho seguiu o delineamento de uma pesquisa participante. O local de realização foi o Serviço de Psicologia da Medicina do Trabalho de um Complexo Hospitalar, que é campo de prática de uma Universidade especializada em ciências da saúde, com estágio em Psicologia. Inicialmente, foi feito um levantamento junto ao Serviço e à Universidade sobre a inclusão de práticas orientadas junto às atividades desse estágio. Posteriormente, as práticas foram realizadas ao longo do ano de estágio e avaliadas pelos estagiários e professores colaboradores do serviço de Psicologia. O instrumento utilizado foi o grupo focal, sendo um realizado com as professoras e outro com as estagiárias. As questões norteadoras dos mesmos centraram-se em três elementos apontados pela literatura como positivos para a efetivação da integração ensino-serviço, a saber: “Práticas Colaborativas”, “Mudanças no Currículo” e “Práticas Alinhadas com as Políticas de Saúde” em seus aspectos “positivos”, “negativos” e “desafiadores”. As respostas foram examinadas através da análise de conteúdo e as categorias, construídas de forma mista, discutidas junto ao referencial teórico. A análise dos dados oportunizou reconhecer que a efetividade na qualificação ocorre, em grande parte, através da aproximação entre a formação e a prática no campo, principalmente quando pensamos em profissionais de saúde, além de oferecer melhorias para a formação na área em que atuam. Nos espaços onde acontece a interlocução ensino-serviço em saúde, o estudante assume um papel privilegiado que vai ampliando sua percepção do outro, no cotidiano do cuidado, através da reflexão sobre o vivido em um cenário de aprendizagem. Discentes e docentes revelaram que a integração ensino-serviço impulsiona mudanças no processo de trabalho, uma vez que a presença constante dos alunos/estagiários amplia a capacidade da equipe de resolver e/ou enfrentar os problemas de saúde do usuário e propõe espaços de discussão de casos e de tomadas de decisão. As oportunidades de estágio foram apontadas como possibilitadoras da integração dos estudantes à dinâmica de trabalho, promovendo a capacitação e reestruturação do serviço, com o aprimoramento dos processos e com ganho para profissionais e para comunidade. Como produto educativo de um Mestrado Profissionalizante, desenhou-se uma proposta de estágio em Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito hospitalar.
metadata.dc.description.abstract-en: The teaching-service integration is based on a proposal of problematizingteaching, which consists in encouraging in the students the critical appropriation of scientific knowledge through acting and insertion in the service. The main objective of such integration, involving actions in health and education in na integrated way, refers to the professional formation and qualification of the services and the education in the health areas. Studies show that effective teaching-service integration should seek to consolidate spaces of citizenship, in which the actors involved, students, teachers, users and professionals establish paths of dialogue, constructing and transforming health care models. Besides being an innovative proposal in the field of health, specifically in Psychology littlehas been reported about these practices. The objective of this study was to qualify the teaching-service integration in Psychology and its practices, through the experience of a proposal of integration teaching-service in Psychology with a view to the quality of life at work in a General Hospital. The methodology of the work followed the outline of a participant research. The place of accomplishment was the Service of Psychology of Work Medicine of a Hospital Complex, that is field of practice of a University specialized in health sciences, with internship in Psychology. Initially, a survey was made with the Service and the University on the inclusion of practices oriented to the activities of this stage. Subsequently, the practices were carried out during the year of internship and evaluated by the trainees and professors collaborators of the Psychology service. The instrument used was the focus group, one being conducted with the teachers and another with the trainees. The guiding questions focused on three elements pointed out by the literature as positive for the effectiveness of teaching-service integration, namely: “Collaborative Practices”, “Changes in the Curriculum” and “Practices Aligned with Health Policies” in their “positive”, “negative” and “challenging” aspects. The answers were examined through the analysis of content and the categories, constructed in a mixed way, discussed together with the theoretical reference. Data analysis enabled us to recognize that the effectiveness of qualification occurs largely through the approximation of training and practice in the field, especially when we think of health professionals, in addition to offering improvements for training in the area in which they work. In spaces where the teachingservice dialogue in health happens, the student assumes a privileged role that increases his/her perception of the other, in the daily care, through reflection on the lived in a learning scenario. Students and teachers revealed that the teaching-service integration drives changes in the work process, since the constant presence of the students/trainees drives changes in the work process, since the constant presence of the students increases the capacity of the team to solve and/or face the health problems of the user and proposes spaces for discussion of cases and decision-making. The internship opportunities were pointed out as enabling the integration of students to the work dynamics, promoting the training and restructuring of the service, with the improvement of the processes, with gain for professionals and for the community. As na educational product of a Vocational Master’s Degree, a proposal for Extension in Quality of Life at Work was designed in the hospital context based on the results found.
Description: Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2019-08-30
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGENSAU - Dissertações



Creative Commons
This item is licensed under a Creative Commons License