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[DISSERTAÇÃO] Innocente, Agnes PeruzzoTexto integral4,19 MBAdobe PDFView/Open
Title: A educação permanente de enfermeiros no manuseio de cateteres venosos centrais apoiada por uma aplicação para dispositivos móveis
Authors: Innocente, Agnes Peruzzo
metadata.dc.contributor.advisor: Cazella, Sílvio César
Issue Date: 2018
Keywords: Educação em Enfermagem
Aplicativos Móveis
Cateteres
[en] Education, Nursing
[en] Mobile Applications
[en] Catheters
Abstract: Introdução: Ao passo que se faz necessário o aprimoramento constante das competências vinculadas aos cuidados de enfermagem para o manuseio de Cateteres Venosos Centrais (CVC), existe também uma carência nas ferramentas utilizadas para a educação dos profissionais envolvidos na assistência direta aos pacientes portadores destes dispositivos. A adoção de novas ferramentas de ensino, oriundas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), trouxeram importantes mudanças para o paradigma educacional, proporcionando novas ferramentas auxiliares para o ensino, e consequentemente, colaborando para a educação permanente dos profissionais de saúde. Objetivo: Analisar a utilização de um protótipo de aplicativo para dispositivos móveis sobre o manuseio de CVC na educação permanente de enfermeiros. Metodologia: Constitui-se de um estudo descritivo experimental, com produção tecnológica, realizado através de abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho de 2017 a janeiro de 2018. Compuseram este estudo vinte e um enfermeiros, dentre eles enfermeiros docentes, enfermeiros assistenciais e enfermeiros residentes do segundo ano. Resultados: Desenvolvimento do protótipo denominado Help Cateter que contém informações sobre o correto manuseio de CVC, baseadas nas recomendações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O produto foi avaliado quanto a ergonomia e usabilidade, obtendo média superior a quatro (que se refere ao conceito de muito bom na escala utilizada) em todos os critérios avaliados. Conclusão: O protótipo foi avaliado por profissionais com expertise no manuseio de CVC e no ensino, que o consideraram de muito bom a excelente nas categorias avaliadas. Foi unânime a opinião quanto a possibilidade de utilização do Help Cateter para promoção da educação permanente de enfermeiros. A aplicação, portanto, pode ser utilizada para fomentar ações de educação destes profissionais, bem como, para embasar o cuidado à beira leito, oferecendo informações baseadas em evidências científicas aos profissionais e estudantes em qualquer local e momento.
metadata.dc.description.abstract-en: Introduction: At the same time, it is necessary to constantly improve competences related to nursing care for Central Venous Catheters (CVC) management, there is also a lack of tools used to educate the professionals involved in the direct care of patients with these devices. Some new teaching tools, coming from Information and Communication Technologies (ICTs), have brought important changes to educational paradigm, providing new auxiliary tools for teaching and, consequently, collaborating for the permanent education of health professionals. Objective: To analyze the use of a mobile application prototype on the handling of CVC for permanent education of nurses. Methodology: It is an experimental descriptive study, with technological production, carried out in a quantitative-qualitative approach. Data collection occurred between July 2017 and January 2018. Twenty-one nurses, including teaching nurses, nursing nurses and second-year resident nurses, have been enrolled in this search. Results: Development of a prototype called Help Cateter which contains information about the correct handling of CVC, based on the recommendations of the Centers for Disease Control and Prevention (CDC) and Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). The product was evaluated for ergonomics and usability, obtaining an average of more than four (which refers to the concept of “very good” in the scale used) in all evaluated criteria. Conclusion: The prototype was evaluated by professionals with expertise in handling CVC and teaching, who considered it “very good” to “excellent” in the categories evaluated. The opinion was unanimous regarding the possibility of using the Help Cateter to promote the permanent education of nurses. The application, therefore, can be used to promote educational actions of these professionals, as well as to support bedside care, offering information based on scientific evidence to professionals and students at any place and time.
Description: Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2019-08-29
metadata.dc.type: Dissertação
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