Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufcspa.edu.br/jspui/handle/123456789/666
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[DISSERTAÇÃO] Muniz, Vânia Ana SilveiraTexto integral1,68 MBAdobe PDFView/Open
Title: Desenvolvimento e avaliação de curso sobre cuidados em saúde ao paciente neonato
Authors: Muniz, Vânia Ana Silveira
metadata.dc.contributor.advisor: Viegas, Karin
Issue Date: 2018
Keywords: Neonatologia
Recém-Nascido
Tecnologia Educacional
[en] Neonatology
[en] Infant, Newborn
[en] Educational Technology
Abstract: As inovações e a tecnologia têm apresentado inúmeras possibilidades na educação com o uso de computador na Educação a Distância (EAD). Os profissionais de saúde no cuidado neonatal precisam desenvolver competências específicas pois o paciente é frágil e vulnerável ao atendimento em saúde prestado. Uma das estratégias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de competências para o cuidado ao paciente neonato é o desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino na modalidade a distância. Objetivo: desenvolver e avaliar um curso em EAD sobre o cuidado ao paciente neonato voltado a profissionais de saúde e estudantes da área. Método: utilizou-se o ambiente virtual de aprendizagem Moodle da UFCSPA para o desenvolvimento de um curso intitulado de Segurança no Atendimento ao Neonato com assuntos sobre infecção neonatal, doenças respiratórias e oxigenioterapia, cuidados com a pele do neonato. O curso foi avaliado por 11 experts com experiência na temática, utilizando um questionário qualitativo de avaliação elaborado pela pesquisadora com intuito de adequar os conteúdos ao curso. Para a validação dos dados foram realizadas análises de confiabilidade dos resultados obtidos. Resultados: o curso foi considerado adequado. Para a validação do conteúdo, na análise de confiabilidade dos resultados, o Alfa de Cronbach obtido foi de 0,808, considerado aceitável. Porém foi necessário realizar alguns ajustes, conforme sugestões, para que o material seja melhor utilizado em relação à disposição de alguns temas e principalmente referente a avaliação e feedback do curso aos alunos. Conclusão: o material educativo virtual sobre segurança no atendimento ao neonato, produto desenvolvido, demonstrou estar adequado após ajustes. O curso pode ser uma ferramenta capaz de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, conforme afirmações dos experts em conteúdo. Será capaz de contribuir para que os profissionais de saúde e estudantes possam se qualificar e sentir-se mais seguros na assistência do atendimento neonatal.
metadata.dc.description.abstract-en: Innovations and technology have presented several possibilities in education with the use of the computer in distance learning. Health professionals in neonate care need to develop specific skills due the patient’s fragility and vulnerability in the health care provided. One of the strategies that can be used for the skills development for neonate patient care is the improvement of learning objects in the distance learning modality. Purpose: to develop and evaluate a distance learning course on neonatal care for health professionals and students in the area. Method: a virtual learning environment named Moodle, in UFCSPA University, was used for the development of a course entitled Safety in Newborn Patient Care addressing topics on neonatal infection, respiratory diseases, oxygen therapy and newborn skin care. The course was evaluated by 11 experts with experience in this subject, using a survey for a qualitative evaluation prepared by the researcher in order to adapt the contents to the course. For the data validation were performed reliability analyses of the collected results. Results: the course was considered adequate. For the data validation, the results reliability analysis shows a Cronbach Alfa was 0.808, considered acceptable. However, some adjustments were necessary, due suggestions, to be made in the material so that it could be better used, related to the subject disposition and mainly regarding the evaluation and feedback of the course to the students. Conclusion: the virtual educational material on Safety in Newborn Patient Care, the product development, has proved appropriate after adjustments. The course can be a tool capable of contributing to the teachinglearning process as affirmed by content experts. Will be able to contribute so that the health professionals and students can qualify and feel safer with the assistance of the neonatal care.
Description: Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2019-04-23
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGENF - Dissertações



Creative Commons
This item is licensed under a Creative Commons License