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[TESE] Souza, Carmem Lisiane Escouto deTexto parcial1,12 MBAdobe PDFView/Open
Title: Especialização em saúde da família nas modalidades EAD e presencial: Análise do processo de aprendizagem de profissionais que atuam na atenção primária em saúde
Authors: Souza, Carmem Lisiane Escouto de
metadata.dc.contributor.advisor: Stein, Airton Tetelbom
metadata.dc.contributor.advisor-co: Magalhães, Cleidilene Ramos
Issue Date: 2016
Keywords: Aprendizagem
Prática Profissional
Educação Permanente em Saúde
Processo de Aprendizagem
Profissionais de Saúde
[en] Learning
[en] Professional Practice
[en] Education, Continuing
[en] Education
[en] Health Personnel
Abstract: O presente estudo situa-se no contexto Educação Permanente em Saúde, ferramenta que tem sido fundamental para provocar transformações nas práticas do trabalho em saúde no contexto brasileiro, em especial na prática da Atenção Primária à Saúde (APS). Neste cenário, a prática da atenção primária em saúde, em especial, a “Saúde da Família”, tem sido utilizada como estratégia prioritária para a organização dos serviços de saúde no país, tendo como desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, visando a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. O objetivo do estudo é analisar o processo de aprendizagem dos participantes de um Curso de Especialização em Saúde da Família, ofertado nas modalidades presencial e a distância. Tal curso, promovido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Associação Hospitalar Moinhos de Vento, ocorreu no período de junho de 2012 a dezembro de 2013. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de Ética da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pelo Comitê de Ética da Associação Hospitalar Moinhos de Vento. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa: questionários, entrevistas individuais e em grupo. Os participantes que iniciaram o curso totalizaram 64 profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros e odontólogos) que atuavam na atenção primária à saúde e tiveram interesse em participar do estudo. Foram percebidas aprendizagens e relações entre os conhecimentos advindos do curso e da prática profissional nas duas modalidades. As implicações educativas são discutidas e analisadas, considerando as especificidades e as diferenças de cada modalidade, uma vez que não foi identificada diferença estatisticamente significativa entre o grupo presencial e o grupo a distância no que se refere ao desempenho acadêmico.
metadata.dc.description.abstract-en: This study is set in the context Permanent Education in Health, a tool that has been instrumental in bringing about changes in health work practices in the Brazilian context, especially in the practice of Primary Health Care. In this scenario, the practice of primary health care, in particular the "Family Health", has been used as a strategic priority for the organization of health services in the country, with the challenge to promote the reorientation of health practices and actions towards a integral and continuous way, in order to improve the quality of life of brazilian citizens. The objective of the study is to analyze the learning process of participants in a Specialization Course in Family Health offered in two modalities, distance education and face-to-face learning. This course, promoted by Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) and Associação Hospitalar Moinhos de Vento, took place from June 2012 to December 2013. The research project was approved by Committee of Ethics of Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) and by Committee of Ethics of the Associação Hospitalar Moinhos de Vento. It is a quantitative and qualitative study using as research instruments: questionnaires, individual and group interviews. The participants who started the course amounted to 64 health professionals (doctors, nurses and dentists) who worked in primary health care and were interested in participating in the study. Learning and relationships between the knowledge derived from the course and professional practice they were perceived in both modalities. The educational implications are discussed and analyzed, considering the specificities and differences of each modality. There were no statistically significant differences between the face-to-face group and distance education for academic performance.
Description: Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2018-12-07
metadata.dc.type: Tese
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