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[DISSERTAÇÃO] Zucatti, Ana Paula NoronhaTexto integral1,63 MBAdobe PDFView/Open
Title: Jogos sérios para o desenvolvimento de competências em lideranças de um hospital
Authors: Zucatti, Ana Paula Noronha
metadata.dc.contributor.advisor: Flores, Cecília Dias
metadata.dc.contributor.advisor-co: Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga
Issue Date: 2016
Keywords: Educação a Distância
Gestão de Conflitos
Feedback
Jogos Sérios
Liderança
Enfermagem
[en] Education, Distance
[en] Leadership
[en] Nursing
Abstract: Introdução: A educação de profissionais que atuam em hospitais é fundamental devido à velocidade com que os conhecimentos são atualizados. A Educação a Distância (EaD) tem sido utilizada em práticas educativas, contudo, no desenvolvimento de competências gerenciais, ainda é incipiente no Brasil. O jogo sério pode ser utilizado para a educação simulando situações reais. Objetivo: Analisar a eficácia de um jogo sério utilizado em EaD no desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback em lideranças enfermeiras de um hospital. Método: Trata-se de um estudo exploratório quaseexperimental com abordagem quantitativa. O campo do estudo foi um hospital de atendimento pediátrico localizado em Porto Alegre, RS, sendo a amostra intencional constituída por 29 enfermeiros com liderança formal e informal. Para a coleta de dados utilizou-se três instrumentos: a) questionário de avaliação de liderança, b) jogo sério sobre gestão de conflitos e feedback, e c) avaliação de reação. Resultados: A comparação entre as respostas do questionário e do jogo demonstraram que houve alteração do estilo gerencial dos participantes nas duas dimensões (gestão de conflitos e feedback) durante o jogo. Quando comparados os profissionais que já tiveram cargo de liderança (formal) e os que não tiveram, observou-se associação significativa entre as variáveis experiência formal e estilo gerencial, sugerindo que há relação entre ter experiência em um cargo de liderança e o estilo de liderança relacionado à dimensão solução de conflitos. Quanto à dimensão feedback, os profissionais com e sem experiência apresentaram em sua maioria o mesmo estilo gerencial, demonstrando que, com relação ao feedback, a experiência formal como liderança não gerou diferenças significativas. A avaliação de reação foi positiva, demonstrando satisfação geral dos usuários com o jogo. Conclusão: O jogo sério desenvolvido neste estudo se mostrou eficaz para a identificação e o desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback, necessitando de novos estudos para a avaliação de seus resultados com amostras maiores.
metadata.dc.description.abstract-en: INTRODUCTION: The education of hospital professionals is critical because of the speed that knowledge updates. The Distance Education has been used in educational practice, however, the development of managerial competencies is still incipient in Brazil. The serious game can be used for education simulating real situations. OBJECTIVES: Describing the creation, application and analysis of the effectiveness of a serious game used in Distance Education in the development of conflict management, giving and receiving feedback competencies in nurses in a hospital. METHODS. A quasi-experimental exploratory study with a quantitative approach. The field of study was a Brazilian pediatric care hospital with the intentional sample consisting of 29 nurses. Three instruments were used for data collection: a) leadership assessment questionnaire, b) serious game of conflict management and feedback, and c) reaction evaluation. RESULTS AND DISCUSSION: The comparison between the answers of the questionnaire and of the game shows alteration of the management style of the participants in the two dimensions (conflict management and feedback). The chi-square test indicated a significant association between the variables “formal experience as a manager” and “management style in the dimension of dealing with conflicts” (x²=8.68; p=0.034); the “feedback dimension”, however, showed no significant association between “formal experience as a manager” and “management style” (x²=1.32; p=0.517). The reaction evaluation was positive, showing 89.66% of users’ overall satisfaction with the game. CONCLUSION: The serious game developed in this study was effective for the identification and development of conflict management and giving and receiving feedback competencies, needing new studies with bigger samples.
Description: Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2017-10-20
metadata.dc.type: Dissertação
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