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[DISSERTAÇÃO] Jaggi, Leila Maria de AbreuTexto integral4,05 MBAdobe PDFView/Open
Title: Residência multiprofissional em onco-hematologia: produto de ensino em serviço alicerçado na gestão estratégica
Authors: Jaggi, Leila Maria de Abreu
metadata.dc.contributor.advisor: Caregnato, Rita Catalina Aquino
metadata.dc.contributor.advisor-co: Canabarro, Simone Travi
Issue Date: 2016
Keywords: Educação
Gestão
Interdisciplinar
Residência
Saúde
[en] Education
[en] Organization and Administration
[en] Interdisciplinary Placement
[en] Internship and Residency
[en] Health
Abstract: A evolução tecnológica na área de saúde exige das instituições e governos a busca constante para adequação dos processos e atendimento à sociedade. As organizações necessitam construir uma gestão voltada às oportunidades e demandas do mercado, aprimorando-se continuamente em busca de inovação. O câncer é responsável por 12% dos óbitos no mundo, com estimativa crescente, por isso exige estruturas e profissionais preparados para enfrentar essa realidade. Com enfoque teórico na gestão estratégica, definiu-se como objetivo para este estudo desenvolver um produto de ensino em um serviço de saúde na modalidade Residência Multiprofissional em Onco-Hematologia. Trata-se de uma intervenção aplicada, integrando ensino e serviço, seguindo o Project Management Institute. O cenário foi uma universidade federal em parceria com um centro de alta complexidade em oncologia. A trajetória percorrida seguiu os cinco grupos de processos recomendados pelo guia de gerenciamento de projetos: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento. Na primeira etapa conheceram-se as estratégias das instituições por meio de análise do cenário e documental. Na segunda etapa criou-se o produto de ensino, norteado pela gestão estratégica, construindo-se o projeto pedagógico do curso articulado com as instituições envolvidas e áreas de conhecimento da saúde que mostraram interesse em participar do projeto. Na terceira etapa submeteu-se o programa a um edital e, após ser aprovado, foi implantado em 2015. Na quarta etapa foram propostos indicadores de acompanhamento, e na quinta etapa entregou-se para as instituições, em 2016, o projeto em funcionamento. O programa oportuniza a qualificação multiprofissional de oito profissionais por ano das áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição. Esse produto de ensino resultou de um trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, ambos financiados pelo governo federal. A construção de um processo educativo integrado, envolvendo ensino e serviço, produz transformações no cotidiano e na aprendizagem resultantes do compartilhamento dos saberes. A academia e o serviço potencializaram esforços para promover ações colaborativas atendendo às necessidades da sociedade e as políticas de Estado que priorizam a atenção ao câncer, fundamentada nas diretrizes do Sistema Único de Saúde.
metadata.dc.description.abstract-en: The technological evolution in the health area requires from the institutions and governments the constant search for the adequacy of the processes and the service to the society. The organizations need to build a management aiming at the opportunities and demands of the market continuingly improving themselves targeting innovation. Cancer is responsible for 12% of the deaths in the world with a growing estimate. Therefore, it requires structures and professionals prepared to face this reality. Considering the Strategic Management as a theoretical framework for the present study, its objective is to develop a product of teaching in a health service in the Multiprofessional Residency modality in Onco-hematology. It concerns an applied intervention, integrating teaching and service, according to the Project Management Institute. The scenery was a Federal University in partnership with a High Complexity Oncology Center. The course taken followed the five groups of processes recommended by the project management guide: Initiation; Planning; Execution; Monitoring and control; and Closing. In the first phase, the strategies of the institution were learned through the analysis of the scenery and the documents. In the second phase, the teaching product was created, led by the Strategic Management, building the Pedagogical Project of the course joined with the institutions involved and the areas of knowledge in health, which demonstrated interest in participating in the project. In the third phase, after running and being approved in an official notice, the Program was implanted in 2015. In the fourth phase, monitoring indexes were proposed and in the fifth phase, in 2016, the ongoing project was delivered to the institutions. The program creates the opportunity for a multiprofessional qualification of eight professionals a year from the areas of Nursing, Physiotherapy, Speech Therapy and Nutrition. This teaching product resulted from a work developed in the Professional Master’s Degree Program in Teaching in Health, both financed by the federal government. The construction of an integrated educative process, involving teaching and service, produces transformations in everyday living and learning as a result of knowledge sharing. The academy and the service potentialized the efforts to promote collaborative actions serving the necessities of the society and the State policies which prioritize the Cancer Attention, based on the National Heath System [Sistema Único de Saúde (SUS)] guidelines.
Description: Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2017-09-11
metadata.dc.type: Dissertação
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