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[DISSERTAÇÃO] Cervi, Gustavo HenriqueTexto integral3,95 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorFlores, Cecília Dias-
dc.contributor.authorCervi, Gustavo Henrique-
dc.date.accessioned2017-08-07T13:39:08Z-
dc.date.available2017-08-07T13:39:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/514-
dc.description.abstractA complexidade das instituições de saúde tem induzido e mobilizado gestores e docentes a buscarem estratégias de inovação para a melhoria no ensino e nas condições de saúde da população, garantindo um processo de cuidado seguro, qualificado e sustentável. Dentre as instituições de saúde, o hospital é considerado a mais complexa das organizações. Desde o processo de formação, muitos profissionais questionam sobre o que se aprende na instituição de ensino e sua aplicação no cenário da prática. Considerando estas afirmações, propõem-se o uso de simuladores como ferramenta de apoio na formação acadêmica. OBJETIVO: desenvolver um software educacional para simulação de uma unidade de internação de um hospital, em relação ao dimensionamento de pessoal e tomada de decisão, fornecendo a possibilidade de vivenciar situações próximas à realidade, em ambiente virtual. METODOLOGIA: trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter exploratório, cujos procedimentos técnicos envolveram estudo bibliográfico para fundamentar o desenvolvimento de um software educacional de simulação direcionado à Enfermagem e a validação de sua usabilidade por meio de um experimento com acadêmicos. A avaliação qualitativa do simulador envolveu a participação de discentes da disciplina de Gerenciamento em Enfermagem II de um curso de Graduação em Enfermagem. RESULTADOS: o software desenvolvido é o principal resultado deste trabalho, sendo este um ambiente computacional multiagente que simula uma unidade de internação hospitalar, onde a base de conhecimento está apoiada na Resolução COFEN 293/04 para fins de cálculo de Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem, com base no Sistema de Classificação de Pacientes e na Nursing Interventions Classification (NIC) para definição do tempo médio gasto pelo enfermeiro na execução de intervenções em enfermagem. A avaliação preliminar de usabilidade foi positiva, sendo o software percebido pelos discentes como atrativo, motivacional, realístico, fácil de entender e focado na evolução do estudante. CONCLUSÃO: a construção do simulador traz mais uma ferramenta à disposição dos discentes e docentes, servindo como auxílio para experimentação de situações específicas, tendo sido percebido como ferramenta positiva para a aprendizagem de acadêmicos de Enfermagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.relation.requiresAdobe Readerpt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectSimulação em Saúdept_BR
dc.subjectInformática em Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subject[en] Medical Informaticsen
dc.subject[en] Health Educationen
dc.subject[en] Nursingen
dc.titleSimulador de ambiente hospitalar para gestão e dimensionamento de pessoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCaregnato, Rita Catalina Aquino-
dc.description.abstract-enThe complexity of health institutions has induced and mobilized managers and teachers to seek innovative strategies to improve teaching and health conditions of the population, ensuring a process of safe, qualified and sustainable care. Among the health institutions, the hospital is considered the most complex of organizations. Since the training process, many professionals question what is learned in the school and its application in the practice scenario. Considering these statements, the use of simulators as a support tool in academic training is proposed. OBJECTIVE: to develop an educational software for simulation of a hospital admission unit, in relation to personnel sizing and decision making, providing the possibility of experiencing situations close to reality in a virtual environment. METHODOLOGY: this is an applied research, of an exploratory nature, whose technical procedures involved a bibliographic study to support the development of an educational software of simulation directed to nursing and the usability validation through an experiment with students. The qualitative evaluation of the simulator involved the participation of students of the discipline of Management in Nursing II of a Nursing Undergraduate course. RESULTS: the software developed is the main result of this work, being this a multiagent computing environment that simulates a hospital admission unit where the knowledge base is based on the local conceal resolution for the purposes of calculation of nursing personnel sizing, based on the Patient Classification System and the Nursing Interventions Classification (NIC) to define the average time spent by the nurse in the execution of nursing interventions. The preliminary evaluation of usability was positive, with software perceived by the students as attractive, motivational, realistic, easy to understand and focused on student evolution. CONCLUSION: the construction of the simulator brings another tool available to the students and teachers, serving as an aid to experimentation of specific situations, and has been perceived as a positive tool for the learning of nursing students.pt_BR
dc.date.date-insert2017-08-07-
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