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[DISSERTAÇÃO] Maroni, ViníciusTexto integral10,55 MBAdobe PDFView/Open
Title: Construção de um motor de inferência para análise de desempenho em ambientes virtuais de aprendizagem aplicados ao ensino da medicina de família e comunidade
Authors: Maroni, Vinícius
metadata.dc.contributor.advisor: Flores, Cecília Dias
metadata.dc.contributor.advisor-co: Dahmer, Alessandra
Issue Date: 2013
Keywords: Educação Médica
Ensino em Medicina
Mediação
Simulação de Paciente
Sistemas Multiagente
SimDeCS
[en] Education, Medical
[en] Negotiating
[en] Patient Simulation
Abstract: Os jovens das novas gerações nascem e se desenvolvem imersos em um mundo de constantes inovações tecnológicas. Ambientes abstratos como a internet tornam-se concretos e tão indispensáveis quanto necessidades básicas do cotidiano. A integração entre novidades da tecnologia e ensino tradicional precisa ser considerada como forma de atrair o interesse e reforçar o aprendizado deste novo público que chega as instituições de ensino. No ensino médico, o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como forma de simuladores dos pacientes virtuais, surgem na forma de ferramentas auxiliares aos educandos criando cenários de casos clínicos muitas vezes de difícil obtenção nas quantidades necessárias para a prática educativa. O objetivo deste trabalho é a construção e avaliação de um simulador de casos clínicos chamado SimDeCS (Simulador em Tomada de Decisão em Cuidados de Saúde), um instrumento de software dotado de um motor de inferência capaz de acompanhar o desempenho dos alunos submetidos a simulações e apresentar feedback das decisões tomadas pelo educando o estimulando a continuar no caminho escolhido ou mesmo o fazendo refletir sobre sua conduta. Buscando avaliar o motor de inferência desenvolvido para o SimDeCS, foi realizada uma oficina com a participação de médicos de família do curso de Pós-Graduação em Saúde da Família (UFCSPA / UNA-SUS). Apesar de uma avaliação definitiva ser necessária, os resultados obtidos demonstraram que foi viável a construção de um simulador e os dados obtidos durante a avaliação sugerem que o motor de inferência desenvolvido é eficaz nas reconduções de conduta do educando fazendo-os refletirem sobre o caminho escolhido.
metadata.dc.description.abstract-en: The new generation of younth born and are immersed in a world of constant technological innovations. Abstract environments such as the Internet become so indispensable asbasic needs of everyday life. The integration of new technology and traditional teaching needs to be considered as a way to attract interest and reinforce learning of this new students that comes at educational institutions. In medical education, the use of virtual learning environments (VLE) as simulators of virtual patients, arise as auxiliary tools to the learners creating scenarios of clinical cases that are often difficult to obtain in the quantities needed for educational practice. The objective of this study is to construct and evaluate a simulator clinical cases called SimDeCS (Simulator for Decision Making in Health Care), a software instrument with an inference engine able to track the performance of students undergoing simulations and provide feedback on the decisions taken by the student to continue stimulating the chosen path or even making reflect on his conduct. In order to evaluate the inference engine developed for the SimDeCS, a workshop was realized with the participation of family physicians Course Graduate in Family Health (UFCSPA / UNA-SUS). Although a definitive assessment is required, the results obtained demonstrated that it was feasible to build a simulator and the data obtained during the evaluation suggest that the inference engine developed is effective in renewals of conduct of the student, making them able to reflect in to path chosen.
Description: Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
metadata.dc.rights: Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
metadata.dc.relation.requires: Adobe Reader
metadata.dc.date.date-insert: 2016-10-14
metadata.dc.type: Dissertação
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